Página inicial > Ultimas Notícias > Proplan e Proeg desenvolvem mapeamento e melhoria na gestão do processo de participação da UFPA no Enade

• Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 16h12

Reunião de Finalização do Mapeamento do Processo do ENADE

Com o objetivo de analisar e aprimorar as atividades envolvidas na gestão do processo de participação da UFPA no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e garantir uma avaliação adequada dos cursos oferecidos pela Instituição, as Pró-Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e de Ensino de Graduação (Proeg) desenvolveram um mapeamento deste processo organizacional. O trabalho, iniciado no final de 2022, foi finalizado no último dia 23 de maio, com a realização de uma reunião para a apresentação dos resultados.

O processo de participação da UFPA no Enade é um dos prioritários para a instituição, uma vez que tem ligação direta com a execução do objetivo estratégico de elevar a qualidade dos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Durante o trabalho, foram identificados indicadores de desempenho-chave envolvidos na participação dos discentes da UFPA no Enade, os quais permitem um acompanhamento adequado desse processo, e pontos de melhorias do processo, visando ao aprimoramento do desempenho dos cursos e à elevação dos resultados da Instituição no exame.

Imagem com fluxograma e POPs do mapeamento do processo do ENADEAs possibilidades de melhorias identificadas envolvem a atualização de cadastro de coordenadores de curso, a realização de campanhas de conscientização dos discentes sobre a importância do exame e a análise e divulgação dos resultados nas unidades acadêmicas. Além disso, foi proposta a elaboração e o acompanhamento de planos de ação para o aprimoramento da participação de cursos no exame, quando necessário.

Os produtos desse trabalho agora servirão para que os envolvidos no processo possam implementar as melhorias sugeridas, a fim de dar suporte ao aprimoramento constante da qualidade dos cursos de graduação da UFPA e da demonstração desta qualidade nos indicadores de desempenho acadêmico gerados com o Enade.

O Procedimento Operacional Padrão (POP) e os Fluxogramas desse processo já estão disponíveis para acesso no Portal de Gestão de Processos da UFPA.

Foto CAPA principal da Reunião de Finalização do Mapeamento do Processo do ENADESobre o ENADE - O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é uma avaliação para cursos de ensino superior do Ministério da Educação (MEC) realizado por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo do exame é avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional dos estudantes.

O resultado do exame serve para a produção de subsídios às ações de indução da qualidade da educação superior, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Mais informações no Portal de Gestão de Processo Organizacionais da UFPA

Texto e arte: Divulgação proplan/UFPA