Página inicial > Ultimas Notícias > Segundo Rolê Ambiental comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com programação diversa no Campus Guamá

• Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 15h45

Rolê Ambiental

Com o objetivo  de ressaltar a importância da conscientização individual e coletiva da população a respeito dos diversos problemas ambientais existentes, o Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade (Gemas/UFPA) vai realizar o segundo Rolê Ambiental da UFPA, contando com a parceria de diversos grupos de pesquisa e extensão da UFPA e da UFRA. O evento vai contar com uma extensa programação informativa que será realizada na manhã do dia 2 de junho, das 8 às 12h, em diversos espaços da UFPA. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de forma on-line.

A programação terá apresentações culturais, exposições, oficinas, caminhada ecológica e atividades manuais que trabalhem o tema ambiental. De acordo com a professora Vanusa Santos, coordenadora do evento, debater sobre o meio ambiente e a sustentabilidade é uma tentativa de resgatar a consciência do homem em relação à natureza e seus limites. Por isso o evento busca ser um estímulo à sustentabilidade e à consciência ambiental, com foco especial na problemática dos resíduos sólidos, objeto central das discussões do Gemas .

“Nós fazemos parte do meio ambiente e, como seres racionais, temos uma responsabilidade ainda maior de preservá-lo, mas, na verdade, somos os responsáveis pela atual crise ambiental. Por isso temos a obrigação de abordar e resolver estas questões. Essa é a proposta do rolê. Com as oficinas e exposições relacionadas ao reaproveitamento de resíduos e a prática da reciclagem, o espaço da UFPA dará a possibilidade de mostrar as alternativas criadas com foco na Economia Circular, em especial para a destinação correta dos resíduos sólidos e seu reaproveitamento. “, detalha a professora.

Programação - Para atingir o maior número de pessoas possível, o evento conta com a realização de quatro oficinas, voltadas para o reaproveitamento dos resíduos e a importância da Economia Circular , e da educação ambiental para a preservação do planeta. São elas: Composteira de garrafa PET, minijardins , economia circular descomplicada e construindo ecopontos.

Além das oficinas, também haverá o plantio de mudas na Universidade, caminhada ecológica pelo campus , exposições e participação de empreendedores voltados para a produção de produtos sustentáveis. As ações serão realizadas nos Campi Básico e Profissional, de acordo com a programação completa disponível no site do evento. Ao final das atividades, haverá certificado de carga horária de extensão de 10 horas aos inscritos.

II Rolê Ambiental da UFPA

Data: 2 de junho

Local: Universidade Federal do Pará, Campus Guamá.

Inscrições on-line gratuitas.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA