UFPA se destaca entre as 400 universidades do mundo que mais contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
A UFPA está entre as cinco universidades brasileiras que mais contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo o THE (Times Higher Education) Impact Rankings 2023.
Em 2023, a UFPA é a única instituição do Norte que participa desse ranking internacional. Ao todo, 47 instituições brasileiras foram ranqueadas este ano. Há quatro anos, a Universidade tem melhorado seu desempenho mesmo com a entrada de novas instituições a cada ano. Neste ano, foram avaliadas 1.591 universidades de 112 países, 185 universidades a mais que na edição 2022.
Mantendo-se na faixa das 400 instituições no mundo com melhor desempenho no ranking, a UFPA passou de 8ª para 5ª universidade brasileira de maior impacto, atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
A metodologia do THE Impact Ranking considera dados quantitativos e qualitativos submetidos anualmente pelas universidades na base de dados do ranking, bem como artigos publicados sobre os ODS. Para pontuar em cada indicador, a instituição precisa apresentar evidências de que realiza ações consistentes relacionadas a cada um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Na UFPA, a organização e submissão das informações é realizada pelo Comitê de Métricas, Desempenho Acadêmico e Indicadores Interinstitucionais, presidido pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Yoshino.
“Sabemos das limitações de avaliação de rankings internacionais que mensuram a qualidade das instituições considerando parâmetros difíceis de serem alcançados por instituições de países em desenvolvimento. A UFPA tem ‘furado essa bolha’ nacional e internacional e alcançado posições entre as principais instituições no mundo que contribuem para o desenvolvimento sustentável”, avalia Cristina Yoshino.
A pró-reitora e presidente do Comitê também explica que, em 2023, a UFPA submeteu informações para 16 dos 17 ODS, seis a mais que em 2022. Os objetivos foram: ODS 1 – Erradicação da Pobreza; ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 3 – Saúde e Bem-Estar; ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 5 – Igualdade de Gênero; ODS 7 – Energia Limpa e Acessível; ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 10 - Redução das Desigualdades; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima; ODS 14 - Vida na Água; ODS 15 – Vida Terrestre; ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação dos ODS. Este último, obrigatório para avaliação de todas as universidades participantes.
Para a classificação geral da UFPA, foram consideradas as avaliações nos três objetivos com melhor pontuação numérica: ODS 1, ODS 4 e ODS 8, além do ODS 17, que é mandatório. “Interessante notar que, entre as cinco melhores instituições brasileiras no ranking, apenas a UFPA pontua melhor no ODS de erradicação da pobreza, enquanto as universidades paulistas pontuam mais no ODS de indústria, inovação e infraestrutura e no ODS de saúde e bem-estar, áreas já bem consolidadas no histórico dessas instituições. Isso diz muito do perfil da nossa universidade com forte vínculo social”.
Desempenho por ODS – Os ODS em que a UFPA melhor se posicionou em 2023 foram o ODS 1, ocupando a 99ª posição mundial, e os ODS 2 e 14, nos quais, a UFPA ficou entre as 200 melhores instituições. No ODS 1, são avaliadas ações direcionadas para pessoas em vulnerabilidade, admissão de estudantes de baixa renda e programas de assistência estudantil. No ODS 2, é considerada a atuação das instituições em pesquisas sobre a fome, na formação em sustentabilidade alimentar e no compromisso com o combate ao desperdício de alimentos e à fome no contexto local. Já no ODS 14, os indicadores avaliam o impacto de projetos para o bem-estar dos ecossistemas aquáticos, além de estudos e atividades educativas para preservação da vida na água.
O desempenho da UFPA em cada ODS pode ser visualizado na figura a seguir.
A UFPA ainda pontuou na faixa das 300 melhores universidades do mundo, nos ODS 4, 7, 8 e 15. No caso do ODS 4, que aponta para a qualidade na educação, a UFPA melhorou sua posição em relação a 2022, quando ficou na faixa das 401-600 instituições. Já no ODS 5, a UFPA ficou entre as 400 melhores instituições. No ODS 11, a UFPA foi avaliada na faixa das 800 melhores universidades. Nos demais ODS, a UFPA alcançou a posição entre as 600 primeiras.
“Como uma grande universidade da Pan-Amazônia, é vocação da UFPA produzir conhecimento de ponta, formar profissionais e cidadãos comprometidos e colaborar com transformações socioambientais em diálogo com as populações que residem na Amazônia. O resultado do THE Impact Rankings 2023 é mais um reconhecimento internacional da excelência e do impacto social da Universidade Federal do Pará”, celebrou o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.
Destaques internacionais – A 1ª posição geral no THE Impact Rankings 2023 foi novamente da Western Sydney University, da Austrália, seguida da Machester University, do Reino Unido; da Queen’s University, do Canadá; da Universiti Sains Malaysia; da Malásia; e da University of Tasmania, também da Austrália.
Sobre os ODS - Os ODS representam um apelo global à ação para a erradicação da pobreza, para a proteção do meio ambiente e do clima e para a garantia de que todas as pessoas, em todos os lugares, possam conviver em paz e com prosperidade. A participação continuada da UFPA neste ranking, e com destaque, revela o compromisso da instituição com a excelência acadêmica atrelada à inclusão social e à melhoria na qualidade de vida em nível regional, nacional e internacional.
Acesse aqui a base completa com os resultados do THE Impact Rankings 2023.
Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Redes Sociais