Página inicial > Ultimas Notícias > Professor da UFPA se torna membro titular da Academia Brasileira de Ciências

Professor da UFPA se torna membro titular da Academia Brasileira de Ciências

• Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2023, 15h44

ABC Romulo Angelica

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) diplomou novos membros titulares em 2023, entre os quais, o professor Rômulo Simões Angélica, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O posto é concedido a pesquisadores brasileiros ou radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica.

Fundada em 1916, a ABC é uma das principais instituições da ciência brasileira, que congrega pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. Anualmente, são escolhidos novos membros titulares, cujos nomes são, primeiramente, indicados pelos membros titulares que já integram a ABC e, depois, eleitos, nacionalmente, pelo conjunto de membros titulares da Academia. “No meu caso, tive o grande privilégio de ter sido indicado por dois meus ex-professores do Instituto de Geociências da UFPA, Roberto Dall´Agnol e Marcondes Lima da Costa, que tiveram atuação marcante na pesquisa e formação de recursos humanos em Geociências na nossa região. Ambos são membros titulares da ABC, pesquisadores 1A do CNPq e, hoje, já são aposentados da UFPA”, relatou o professor Rômulo Simões Angélica.

ABC Romulo Angelica 1Atualmente, professor titular do Instituto de Geociências da UFPA, Rômulo Angélica formou-se em Geologia e fez o mestrado na UFPA, doutorando-se pela UFPA e pela instituição alemã Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg. É pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com vasta experiência em estudos nas áreas de mineralogia aplicada e geoquímica de superfície. Já foi premiado por suas pesquisas pela Sociedade Brasileira de Geologia.

Diplomado na área de Ciências da Terra, o pesquisador diz se sentir honrado pela importância da ABC para o país e, ao mesmo tempo, considera que sua responsabilidade como cientista aumenta. Rômulo Angélica também acredita que esta conquista, além de individual, pode se tornar um estímulo a jovens pesquisadores também. “Minha maior reflexão, de fato, tem sido no que esta nova posição possa me ajudar, pessoalmente, como estímulo interior, a melhorar o meu papel como professor e pesquisador, em especial, no que isso possa servir de exemplo aos nossos jovens, nossos estudantes, em seus processos de formação e qualificação. Sou muito preocupado com o exemplo que possa estar deixando para as novas gerações”, pontuou o professor.

ABC Romulo Angelica 2Cerimônia - A posse dos novos membros titulares da ABC iniciou no dia 1º de janeiro e a cerimônia de diplomação ocorreu presencialmente no dia 10 de maio, durante a Reunião Magna da Academia, no Rio de Janeiro. Além do professor Rômulo Angélica, também foi diplomada outra pesquisadora da Região Norte: Ima Célia Guimarães Vieira, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), na área de Ciências Biológicas. Ainda se tornaram membros titulares outros quinze pesquisadores de várias áreas e instituições brasileiras. Conheça todos os novos membros titulares.

A UFPA conta, em seu quadro, com mais um membro titular da ABC na ativa, a professora Paula Schneider, do Instituto de Ciências Biológicas. Outros três professores aposentados da UFPA também integram o seleto grupo: Marcondes Lima da Costa, Roberto Dall’Agnol e João Batista Correa da Silva.

Mesmo com as novas diplomações, apenas 13 dos 565 membros titulares são da Região Norte, o que corresponde a pouco mais de 2% dos pesquisadores. “Só o estado de São Paulo tem quase a metade dos membros titulares da ABC. É, realmente, impressionante constatar as disparidades ou assimetrias regionais no nosso país. Proporções essas que se repetem em diversos outros indicadores e, infelizmente, nos percentuais de recursos públicos destinados às regiões”, avaliou o professor Rômulo Angélica ao levantar esses dados.

Leia mais sobre a diplomação no site da ABC.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Cristina Lacerda/ABC