Evento discute Física de Partículas na UFPA
A Universidade Federal do Pará (UFPA) sediou, na última semana, um evento que discutiu os subsídios de Física de Partículas para pesquisa em formação de professores. O evento foi organizado pelo Mestrado Nacional de Ensino em Física (MNPEF) – Polo UFPA, em parceria com o São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE) e com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o qual trouxe ao Pará, pela primeira vez, a oportunidade de analisar dados reais obtidos por experimentos de pesquisadores do European Organization for Nuclear Research (CERN).
O Workshop e Masterclass: Hands on physics particle foi voltado para pesquisadores em Ensino de Física; mestrandos do MNPEF e licenciandos em Física e áreas afins, além de estudantes da rede básica de ensino. O evento foi realizado no auditório e nos laboratórios do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (Icen),
“Pensamos dois eventos em um, com dois grandes objetivos principais. Nos dois primeiros dias, a perspectiva foi levar subsídios de Física moderna aos professores para que eles, por sua vez, pudessem levar o conhecimento traduzido aqui para suas salas de aula. Na sequência, nos dois últimos dias, buscamos divulgar Física de Partículas, em especial, mas ciência de maneira geral, para os estudantes da educação básica. A ideia foi fazer um despertar para esse interesse no jovem estudante”, explicou o professor da Escola CERN, Nelson Barrelo Jr.
Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de discutir Física de Fronteira diretamente com pesquisadores do CERN, do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP/Portugal), do SPRACE e de outros centros de pesquisa do mundo. As atividades foram encerradas com a participação de um grupo de 30 jovens estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Elza de Oliveira Maia, do município de Santa Izabel, que participaram de atividades teóricas e práticas como cientistas por um dia.
“A ideia é mostrar que é possível, sim, aproximar esses dois mundos e ensinar/ aprender Física de Fronteira por meio de uma linguagem mais acessível. A Física desperta o interesse dos estudantes e do cidadão comum de maneira geral, porque faz parte do nosso dia a dia. O que assusta as pessoas é a didática da sala de aula e o nosso evento veio discutir exatamente isso”, avaliou a coordenadora do MNPEF/UFPA, Silvana Perez.
Sobre o evento - O CERN Masterclasses – Hands on Particles Physics é um evento de divulgação científica que objetiva aproximar estudantes do ensino médio e professores licenciados em Física a investigar os conceitos e as experimentações relacionadas à Física de Partículas Elementares. O evento é uma iniciativa do (CERN) e do Large Hadron Collider (LHC), que ocorre em mais de 52 países e em 200 universidades. Localizado na Suíça, o CERN é o maior laboratório de Física do mundo.
Texto: Edmê Gomes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes e Heloísa Torres - Ascom/UFPA
Redes Sociais