Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA é credenciada como unidade Embrapii
Início do conteúdo da página

UFPA é credenciada como unidade Embrapii

  • Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 12h30

30.05.2023 Assinatura Convênio EMBRAPII UFPA Foto Alexandre de Moraes

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está entre as quatro novas instituições credenciadas como unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização social vinculada ao governo federal que atua em cooperação com instituições de pesquisa para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar a inovação na indústria. A assinatura do termo de cooperação ocorreu na terça-feira, 30 de maio, em solenidade realizada durante o evento Inova+ Indústria Digital e Sustentável, no Campus Guamá.

30.05.2023 Assinatura Convênio EMBRAPII UFPA Foto Alexandre de Moraes 75Além da UFPA, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Instituto Senai de Inovação (ISI) em Tecnologias Minerais também foram habilitados. Essas são as novas unidades Embrapii instaladas no Norte do Brasil, uma ação resultado de parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). O objetivo é o desenvolvimento tecnológico da região, com foco especialmente em ações de sustentabilidade. 

“Nós temos a convicção de que não conseguiremos construir um futuro para a Amazônia com desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para sua população sem ciência, sem tecnologia e sem inovação. Mais do que outras regiões, a Amazônia depende desse tripé para desenhar o seu futuro”, avaliou o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, que também refletiu sobre a necessidade de pensar a bioeconomia com foco no desenvolvimento local. “O conceito de bioeconomia pode significar muitos diferentes arranjos econômicos, por isso precisamos pensar formatos verdadeiramente conectados com as necessidades do nosso povo e da nossa região. É papel da Universidade debater as diferentes visões sobre o tema, com foco na sua potencial contribuição para o desenvolvimento dos povos da Amazônia, com inclusão social”, propôs. 

30.05.2023 Assinatura Convênio EMBRAPII UFPA Foto Alexandre de Moraes 50Em seu discurso, a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, falou sobre o histórico e a importância da instituição que dirige e destacou o valor do investimento em educação. “A Ufopa, há 13 anos, era um campus da UFPA e da UFRA, havia em torno de 50 professores e 300 alunos. Hoje, somos 8.000 alunos, mais de mil servidores espalhados em sete municípios. Isso mostra o poder que o Estado tem de transformar realidades quando faz investimentos, por isso este projeto é tão importante para a nossa região. O investimento é essencial para a Amazônia”, defendeu a reitora referindo-se à habilitação recebida. 

Os centros de pesquisa atuarão, com o setor industrial, no desenvolvimento de projetos de inovação em áreas como tecnologias de produtos florestais amazônicos, desenvolvimento sustentável da fruticultura na Amazônia e economia circular na mineração. O investimento total será de R$9,6 milhões para o desenvolvimento de projetos na área de Bioeconomia Florestal e Economia Circular.

30.05.2023 Assinatura Convênio EMBRAPII UFPA Foto Alexandre de Moraes 47Representando a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o pró-reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ary Henrique de Oliveira, destacou a importância do momento para a instituição e para o desenvolvimento do seu estado de origem. “A UFT, este ano, completa 20 anos de história e esta oportunidade de celebrar com a implantação da primeira unidade da Embrapii no estado nos dá bastante empolgação. Temos certeza que ganharemos muito em desenvolvimento, principalmente na parte industrial. Já trabalhamos bastante com bioinsumos e biotecnologia, mas esse incentivo a mais nos coloca em patamar mais elevado”, projetou o pró-reitor que será coordenador local da nova unidade. 

Para o diretor Regional do Senai Pará, Dário Antônio Bastos de Lemos, o credenciamento do Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM) pela Embrapii fortalece a inovação na Região Norte do país. “É uma conquista que nos dá a oportunidade de trabalhar o desenvolvimento da região amazônica através da economia circular, dentro do conceito da sustentabilidade, alinhado com o que os demais Institutos Senai realizam em todo o Brasil”, disse o diretor.

30.05.2023 Assinatura Convênio EMBRAPII UFPA Foto Alexandre de Moraes 6Foco na Região Norte - O credenciamento das novas unidades foi publicado em dezembro de 2022 e foi realizado por meio de parceria entre a Embrapii, o BNDES e o MEC. Agora, as assinaturas dos termos de cooperação garantem o início do funcionamento das atividades. O credenciamento é o que permite ao centro de pesquisa a inserção no ecossistema Embrapii de inovação garantindo o impulso no desenvolvimento de tecnologias apoiadas com recursos não reembolsáveis.

“Estamos habilitando quatro novas unidades Embrapii para atuar aqui, na região, e em todo o Brasil. Com isso, as empresas terão uma proximidade maior com o conjunto de unidades capacitadas a oferecer soluções tecnológicas que gerem produtos e processos mais inovadores”, destacou Fábio Stallivieri, diretor interino de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii.

30.05.2023 Assinatura Convênio EMBRAPII UFPA Foto Alexandre de Moraes 36A Embrapii já apoiou 35 empresas da Região Norte no desenvolvimento de um total de 52 projetos de inovação tecnológica. Destes, 15 estão concluídos e resultaram em oito pedidos de propriedade intelectual. O investimento alavancado chegou a R$ 89,13 milhões.

“A ideia de lançar uma chamada pública para credenciamento de novas unidades específicas para a Região Norte surgiu das tratativas e acabou sendo uma condição contratual quando a gente viu que, na época, das 73 unidades Embrapii existentes, apenas duas eram da Região Norte. É muito satisfatório ver esse número crescer e se multiplicar em função dessa parceria”, apontou a gerente do Departamento de Gestão do Fundo Amazônia do BNDES, Thaissa Ferreira Sousa.

Unidade UFPA - A unidade Embrapii da UFPA terá atuação focada no desenvolvimento sustentável da cultura de frutas na Amazônia. A equipe é composta por 33 doutores e sete mestres. O grupo atua no desenvolvimento de métodos adequados para o processamento do açaí e, mais recentemente, na produção de cacau na Amazônia. A infraestrutura inclui seis laboratórios, com mais de 5,4 mil m² no total.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações da Coordenadoria Relacionamento com a imprensa da Embrapii
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página