Escola de Aplicação abre inscrições para o XII Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação
Buscando proporcionar a integração entre instituições de ensino sobre temas comuns ligados ao cotidiano da Educação Básica trabalhada, o XII Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação retorna a Belém, após quatorze anos. Com o tema “Inclusão e diversidades: percursos democráticos na Educação Básica”, esta edição também reúne o XV Fórum de Pesquisa e Extensão da EA-UFPA; o V Seminário de Inclusão na Educação Básica e o IV Seminário de Estágio da EA-UFPA, eventos anuais da Escola. As inscrições são on-line, por meio do site do evento, até dia 31 de outubro, e o prazo para submissão de trabalhos é até 31 de agosto.
Com conferências, mesas temáticas, mostras de trabalhos e diversas outras atividades, o evento se caracteriza como um grande fórum de discussão sobre os processos educacionais voltados para a educação básica. O objetivo é reunir docentes, técnicos e estudantes dos 24 Colégios de Aplicação das universidades federais de todo o Brasil. Seu foco são as ações de ensino, pesquisa, extensão e formação de professores desenvolvidas nas universidades, por meio de seus Colégios de Aplicação.
“Sediar o evento deste porte é de grande importância para a Escola de Aplicação e para a Universidade Federal do Pará, uma vez que a Amazônia tem recebido destaque nacional e tem sido o centro de debates que dialogam diretamente com as práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola de Aplicação da UFPA, como inclusão, diversidade, sustentabilidade e formação de professores. Além disso, esta edição torna -se ainda mais especial, pois ocorre no momento em que a Escola de Aplicação da UFPA completa 60 anos.”, explica o professor Edilson Neri, diretor da Escola de Aplicação da UFPA.
O evento acontecerá no período de 23 a 25 de novembro, na Universidade Federal do Pará, e é aberto para professores, estudantes de educação básica, técnica, tecnológica, graduação e pós-graduação e demais profissionais da Educação de todo o Brasil, a fim de reunir diferentes experiências e realidades acerca do ensino, da pesquisa, da extensão e da formação de profissionais da educação básica.
Sobre a Escola de Aplicação - A Escola de Aplicação (EAUFPA) é uma unidade acadêmica da UFPA que desenvolve o ensino na educação básica, técnica e tecnológica , com a finalidade de atuar como campo de estágios, visando à produção, sistematização e socialização do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.
Atualmente, possui cerca de 1.300 estudantes e mais 200 servidores, entre docentes e técnicos, e é considerada a maior instituição do Brasil, entre os 24 Colégios de Aplicação das universidades federais, configurando-se como espaço de formação profissional e inovação pedagógica.
“A Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará vem concebendo o processo educativo numa perspectiva dialética, democrática, de respeito às individualidades e diversidades, em que os discentes e os servidores docentes e técnico-administrativos sejam capazes de transformar a sociedade”, ressalta o diretor da Escola de Aplicação da UFPA, Edilson Neri.
Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais