Página inicial > Ultimas Notícias > Centro de Internacionalização da UFPA abre turmas para o Curso Livre de Mandarim

• Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2023, 10h00

Mandarim 2023

Buscando contribuir e agregar valor à formação acadêmica e profissional da população paraense, o Centro de Internacionalização da UFPA, em parceria com o Instituto Confúcio, a Universidade do Estado do Pará e a Universidade de Shandong, oferece, pela segunda vez, o curso livre e gratuito de Mandarim. As inscrições serão online, realizadas entre os dias 2 e 3 de agosto. As aulas têm início previsto para o segundo semestre deste ano.

Ao todo, serão oferecidas 62 vagas divididas entre aquelas 80% destinada à comunidade acadêmica da UFPA e 20% destinada à comunidade externa, para pessoas com idade igual ou superior a 16 anos. Nesta oferta, serão disponibilizadas duas turmas nos seguintes horários: segundas e quartas feiras, das 14h às 15h30; e terças e quintas-feiras, das 15h às 16:30. Para participar das aulas não é necessário possuir conhecimentos prévios em Mandarim.

Sobre o curso - O curso terá início na terceira semana do mês de agosto de 2023 e tem previsão de duração de cinco semestres, totalizando dois anos e meio. As aulas serão presenciais, realizadas no Centro de Internacionalização da UFPA, localizado no bloco G do setorial básico do Campus Guamá, em Belém. Os professores são nativos chineses e a iniciativa busca desenvolver, nos alunos, habilidades de leitura, compreensão e produção oral e escrita no idioma.

Além das aulas, também serão realizadas, de acordo com a programação dos professores e do Instituto Confúcio, atividades de integração focadas em aspectos da cultura chinesa. Ao final do curso será ofertado a prova de proficiência aos alunos.

“Conhecer culturas orientais, a partir do conhecimento do idioma (mandarim), é uma forma de integrar os alunos do curso a esse novo mundo, novo idioma e à essa nova cultura, além de contribuir para a internacionalização da UFPA”, detalha o diretor do Centro de Internacionalização da UFPA, William Gaia Farias, sobre a importância de “abrir o leque de opções dos alunos da universidade e da sociedade civil”.

Mais detalhes sobre os pré-requisitos para o Curso Livre de Mandarim é só acessar o edital.

Cursos Livres de Mandarim
Inscrições: 2 e 3 de agosto de 2023, via formulário online.
Resultado das inscrições: 10 de agosto de 2023

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA