Página inicial > Ultimas Notícias > CISAM recebe adesão de nove universidades federais e se afirma como iniciativa multi-institucional

• Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2023, 17h18

CISAM Adesao Universidades

A proposta de criação do Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (CISAM), recentemente apresentada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), recebeu a adesão de nove universidades federais da Amazônia, afirmando-se como iniciativa multidisciplinar e multi-institucional.

Tendo a UFPA como sede e coordenadora, o CISAM agora conta com a integração da Universidade Federal do Acre (UFAC), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A partir dessa rede de instituições de pesquisa da e na Amazônia, o Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (CISAM) buscará integrar e fortalecer os grupos de pesquisa instalados na região, consolidando e potencializando as competências e experiências de pesquisa da Amazônia na própria região.

Para o reitor da UFPA Emmanuel Zagury Tourinho, a adesão da quase totalidade das Universidades Federais da região coloca em destaque a colaboração em pesquisa já existente e o potencial de avanço da pesquisa desenvolvida na região amazônica: “Nossas Universidades Federais da Amazônia são as principais produtoras de conhecimento na e sobre a região e têm enorme capacidade para avançar, com o devido investimento e cooperação. A integração que pretendemos promover com o CISAM é uma oportunidade ímpar de projetar nacional e internacionalmente a competência científica instalada na Amazônia e, com isso, atrair novas parcerias e novos investimentos”, destaca o reitor.

Sobre o CISAM - O Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica tem como foco oito áreas temáticas: Biodiversidade e Conservação; Água, Floresta, Solo e Clima; Oceano e Foz do Amazonas; Contaminação Ambiental e Saúde do Amazônida; Povos e Populações da Amazônia; Cidades Amazônicas; Desenvolvimento Social da Amazônia; e Inovação, Economia e Sustentabilidade. O Centro também abrigará o Museu das Amazônias, com os acervos da Biodiversidade e da Sociodiversidade da Amazônia, resultados das pesquisas nessas áreas temáticas.

A integração das informações científicas produzidas por grupos de pesquisa de Universidades da Amazônia nas seis áreas temáticas possibilitará a elaboração de diagnósticos científicos periódicos para informar a sociedade e a imprensa nacional e internacional, assim como municiar governos para a formulação de políticas públicas, a partir de uma agenda de pesquisa, a ser executada sob a liderança dos grupos científicos amazônicos, em parceria com outros grupos brasileiros e estrangeiros. Outros propósitos do centro incluem incrementar a formação de pessoal para a ciência na Amazônia e contribuir para uma inteligência local cada vez mais robusta.

Para isso, o Centro contará com núcleos avançados construídos em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras, que vão interagir de modo permanente e realizarão reuniões presenciais itinerantes. O Centro contará com um conselho, um comitê gestor, coordenadorias para cada área temática e o Museu das Amazônias.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagem de wirestock no Freepik