Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e FAO promovem o evento “Interlocução Amazônica: permutas, conhecimentos e saberes acadêmicos, governamentais e sociais”

• Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2023, 07h53

04.08.2023 Diálogos sobre Bioconomia Amazônica Foto Alexandre de Moraes Portal 1

Uma manhã de trocas e interações entre pesquisadores e representantes da sociedade civil e de populações tradicionais foi realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Organização das Ações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) na última sexta-feira, 4 de agosto, no auditório do prédio das pós-graduações do Instituto de Tecnologia da UFPA, no Campus Guamá. O evento “Interlocução Amazônica: permutas, conhecimentos e saberes acadêmicos, governamentais e sociais” articulou cerca de 100 convidados da FAO dos diversos países pan-amazônicos e mais de 60 pesquisadores da UFPA para a discussão de temas centrais para o desenvolvimento social e econômico dos povos da região.

O objetivo do encontro foi estabelecer interações para construção de cooperações futuras transamazônicas, transdisciplinares e transfronteiras, pautando questões estratégicas para a Amazônia em preparação à COP-30, que ocorrerá em Belém, no Pará, em 2025. Com uma metodologia para favorecer o diálogo, os espaços foram ambientados para discussões em pequenos grupos mistos, com pesquisadores, agentes públicos, membros de populações tradicionais e movimentos sociais amazônicos.

04.08.2023 Diálogos sobre Bioconomia Amazônica Foto Alexandre de Moraes Portal 2Na abertura do encontro, o oficial principal de Política para América Latina e Caribe da FAO, Luiz Beduschi, agradeceu o acolhimento e a parceria da UFPA na realização do encontro e sintetizou a proposta do evento: “Não queremos dizer para a região amazônica o que deve ser feito, e sim tentar aprender com o que já vem sendo feito pelos povos que aqui vivem. A Amazônia é um ambiente em que a interação sociedade e natureza resultou muito bem e por isso precisamos aprender com esses povos”.

04.08.2023 Diálogos sobre Bioconomia Amazônica Foto Alexandre de Moraes Portal 3O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, saudou todos os presentes e celebrou o momento de reconstrução e reencontro do Brasil com a democracia e com as nações que compartilham os desafios do desenvolvimento sustentável e inclusivo da Amazônia. “Vivemos realidades dramáticas na Amazônia, e eventos como este são uma oportunidade de encontrarmos soluções para a Amazônia a partir do diálogo e protagonismo das populações que vivem na região. A UFPA sente-se honrada de ser convidada pela FAO para constituir conjuntamente este momento”.

O reitor também apresentou o Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (Cisam), iniciativa colaborativa das universidades federais da região que visa integrar esforços de pesquisa em diferentes áreas de conhecimento em torno de oito áreas temáticas estratégicas para a Amazônia. Com coordenação e sede na UFPA, o centro reúne todas as 13 universidades federais dos estados da Amazônia Legal.

04.08.2023 Diálogos sobre Bioconomia Amazônica Foto Alexandre de Moraes Portal 4Após a abertura, os participantes foram organizados em dez pequenos grupos de discussão para trocar experiências e relatos sobre temas centrais para a Amazônia, entre eles, agricultura familiar, pobreza e desigualdade, posse da terra, recursos naturais, empreendimentos agroflorestais, financiamento climático ambiental, bioeconomia, cidades amazônicas, povos indígenas e populações tradicionais.

A partir dos grupos de discussão, os interlocutores se movimentaram em estações de diálogo sobre os temas principais. Nos corredores do evento, os participantes ainda puderam degustar delícias amazônicas preparadas com produtos orgânicos da agricultura familiar, separados especialmente para o evento, sob o comando da chefe indígena Tainá Marajoara. O cenário regional que ambientou os espaços também foi desenhado e montado pela artesã e cenógrafa Glauce Rocha, formada pela Escola de Teatro e Dança da UFPA .

04.08.2023 Diálogos sobre Bioconomia Amazônica Foto Alexandre de Moraes Portal 5Para o consultor da FAO, Cezar Alvarez, a escolha da UFPA para ser parceira do evento ocorreu pelo acúmulo e pela referência da instituição para a região amazônica, tendo também como perspectiva a realização da COP-30 em Belém. “Tudo indica que um dos produtos dessa interação é a FAO construir um projeto para a Amazônia. A FAO tem muita capilaridade em relações sociais, institucionais, pragmáticas, produtivas e ambientais e queremos chegar à COP-30 com ações concretas”, projeta o consultor.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA