Coordenador-geral de Políticas Educacionais para a Juventude do MEC visita a UFPA para propor parcerias
O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, recebeu a visita, nesta quinta-feira, 3 de agosto, do coordenador-geral de Políticas Educacionais para a Juventude do Ministério da Educação (MEC), Yann Evanovick Leitão Furtado. A pauta do encontro foram parcerias para implementação de políticas públicas nacionais para a juventude, com destaque para projetos-piloto na Amazônia.
Também participaram do encontro a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MEC, Elayne Messias Passos; a presidenta da União da Juventude Socialista e membro do Conselho Estadual de Juventudes, Ellana Silva; e o agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto.
O coordenador-geral Yann Furtado apresentou algumas propostas de políticas públicas para a juventude que estão sendo pensadas no âmbito do Ministério da Educação e para as quais convidou a UFPA para desenvolvê-las de forma piloto. Uma delas diz respeito à promoção de um curso de Técnico em Educação Ambiental voltado para jovens, a ser ofertado em todos os estados da Amazônia Legal como uma ação da Política Nacional de Participação Estudantil, em construção.
“Queremos que a Universidade Federal do Pará seja o guarda-chuva para desenvolver esse curso em rede. Nossa ideia é que o curso alcance mil jovens amazônidas para formação na área ambiental para que sejam futuros articuladores e mobilizadores da juventude para a COP-30, que será sediada em Belém”, explicou Yann Furtado.
O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, agradeceu a confiança do MEC e disse que a Universidade está à disposição para a parceria na concepção e oferta do curso. “Temos interesse em colaborar com a iniciativa e podemos efetivá-la na forma de curso de extensão, com pesquisadores que já atuam em diálogo com a juventude. Podemos pensar em uma estrutura de curso híbrido para viabilizar a execução pelo menos nas nove capitais da Amazônia Legal”, considerou o reitor.
Outra proposta em fase de elaboração no MEC é a criação de Casas da Juventude como territórios de promoção de políticas para esse público. No projeto-piloto, as casas serão implantadas em dois estados de cada região; no caso do Norte, Pará e Amazonas. Na casa a ser instalada no Pará, a UFPA também poderia ser parceira na administração do espaço e oferta de serviços, com o aporte financeiro do MEC para custear reformas, equipamentos e manutenção. Para o reitor Emmanuel Tourinho, “a criação de Casas da Juventude é uma ideia muito boa e atende a uma lacuna das políticas para a juventude. Temos interesse na parceria, mas ainda precisamos amadurecer qual o escopo da casa e as formas como a Universidade pode colaborar”.
O coordenador-geral de Políticas Educacionais para a Juventude do MEC, Yann Furtado, e a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MEC, Elayne Passos, reafirmaram que o Ministério está aberto ao diálogo com a UFPA para chegar às melhores soluções para implementação dessas e de outras políticas e que novas conversas podem ser agendadas para avançar nas tratativas. “Nosso objetivo é fomentar que a Amazônia seja um território de mobilização da juventude para a COP”, finalizou Yann Furtado.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Redes Sociais