Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe a visita da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos

• Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2023, 16h41

07.08.2023 Visita ministra Luciana Santos MCTI Foto Alexandre de Moraes Portal 1

Em agenda em Belém, participando dos Diálogos Amazônicos, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, visitou a Universidade Federal do Pará (UFPA), na última segunda-feira, 7 de agosto. Também participou do encontro o presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará, Jorge Panzera.

Na reunião com o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, a ministra Luciana Santos reiterou a determinação de investir no fortalecimento da pesquisa na região amazônica como política estratégica e prioritária do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do governo brasileiro. Reafirmou o apoio ao Cisam e às universidades amazônicas como importantes instituições de pesquisa que conhecem as especificidades da região e dialogam, de modo particular, com as diferentes populações e povos que aqui residem.

Um dos sinais desse entendimento foi o anúncio feito pela ministra, no último dia 7 de agosto, em Belém, do Programa Mais Ciência na Amazônia com investimento de R$ 3,4 bilhões até 2026. Os investimentos serão direcionados para infraestrutura de pesquisa científica, produção de conhecimento sobre biodiversidade, estímulo à inovação, monitoramento aeroespacial, segurança alimentar, conectividade, capacitação, atração e fixação de pesquisadores e preservação de acervos.

07.08.2023 Visita ministra Luciana Santos MCTI Foto Alexandre de Moraes Portal 2O reitor Emmanuel Tourinho discorreu sobre iniciativas da Universidade para o fortalecimento da pesquisa, como a expansão e qualificação da pós-graduação e o investimento em internacionalização, que poderão agora avançar de modo mais acelerado, dado o anúncio, pela Ministra Luciana Santos, dos novos investimentos na região. “A decisão do MCTI, de incrementar o investimento em pesquisa na Amazônia, é histórica, vem ao encontro do que reivindicam, há muitos anos, as instituições de pesquisa da região e nos permite pensar em projetos inovadores e importantes para a Amazônia nos próximos anos”, afirmou Emmanuel Tourinho.

O reitor da UFPA detalhou a proposta de criação do Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (CISAM), apresentado à ministra em julho deste ano. O Centro recebeu a adesão de todas as universidades federais da Amazônia Legal, afirmando-se como uma iniciativa multi-institucional. “O Cisam consolida uma rede de universidades amazônicas que é responsável por 70% da produção de conhecimento na região. Trata-se de um esforço inédito de integração em favor da ciência da e na Amazônia, que certamente se tornará uma referência para a sociedade civil e os governos na concepção, no acompanhamento e na avaliação de políticas públicas”, declarou o reitor.

07.08.2023 Visita ministra Luciana Santos MCTI Foto Alexandre de Moraes Portal 3Na pauta da conversa dos gestores, também esteve a realização da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na UFPA, em julho de 2024. Espera-se um público entre 10 e 15 mil participantes, entre pesquisadores e gestores de ciência e tecnologia. O reitor Emmanuel Tourinho solicitou o apoio do MCTI para que a SBPC na UFPA seja uma grande celebração da Ciência brasileira e um momento de profundos debates científicos em torno de temas estratégicos para o futuro do país e da Amazônia. Reforçou também o convite para a participação da ministra e de toda a equipe do MCTI na programação do evento.

07.08.2023 Visita ministra Luciana Santos MCTI Foto Alexandre de Moraes Portal 4Tendo em vista a realização da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30) em Belém, em novembro de 2025, a ministra e o reitor ainda discutiram a possibilidade de acolhimento de atividades científicas na UFPA durante o evento, a fim de engajar e garantir a participação da comunidade acadêmica e científica nas discussões da conferência, subsidiando e qualificando os acordos a serem firmados pelos chefes de Estado.

Ao final do encontro, a ministra teve a oportunidade de dialogar com toda a equipe da Administração Superior da UFPA.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA