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Turmas do Parfor concluem atividades da segunda etapa de 2023

  • Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 15h48

Parfor concluintes

A Universidade Federal do Pará (UFPA) concluiu, nesta quinta-feira (10), as atividades da segunda etapa de 2023, nas turmas dos cursos de licenciatura realizados no estado por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). 

Em Santarém, no oeste do estado, as atividades do programa já se desdobram na educação básica, de acordo com o relato de Edrio Borari, professor na educação básica no município e aluno da turma de Artes Visuais do Parfor, que levou alunos a captarem desenhos e texturas de diferentes superfícies nos arredores da escola, aplicando algumas das técnicas e conhecimentos adquiridos nas aulas de Artes Visuais. 

"Fiz a técnica de 'frotagem', que nós estudamos com a professora Elaine Arruda. Meus alunos acharam muito interessante e não conheciam. Isso é o mais legal, né? É proporcionar experiências novas que também vão parar fora dos muros da escola", conta o professor. 

Edrio Borari aula de Artes VisuaisAinda segundo ele, o curso despertou seu olhar para trabalhar com a própria realidade. "Eu tento trabalhar a realidade do meu povo, já que eu trabalho numa escola indígena. Eu sou indígena Borari, eu trabalho na escola Indígena Borari e eu preciso trazer essa realidade do meu povo, a influência dos povos originários e povos africanos na arte", explica o professor. 

A turma de Artes Visuais de Santarém é uma das onze turmas da UFPA que foram contempladas no edital de 2022 do Parfor e iniciaram as atividades em janeiro de 2023. Para o professor Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor na UFPA, o saldo da etapa foi positivo, mesmo com a necessidade de adiamento de algumas disciplinas, que serão ofertadas no período entre etapas. 

"A atitude dos coordenadores de curso e polos, dos professores e dos alunos foi exemplar no sentido de entender o processo e ter a esperança de que as coisas irão melhorar daqui pra frente, inclusive porque teremos mais dez turmas iniciando com aulas inaugurais em outubro e disciplinas em janeiro de 2024", celebra o coordenador. 

Alunos de Edrio BorariAlém das turmas de 2022, que realizaram o segundo período de aulas, e as turmas de 2023, que se preparam para iniciar as atividades, outras dez turmas do edital de 2018 do programa estão em fase de conclusão, totalizando 31 turmas ativas na UFPA por meio do Parfor. 

Concluintes - Entre as turmas de 2018 que encerraram suas atividades durante a etapa, está a turma de Educação Física, que foi realizada em Belém e contou com alunos de diversos municípios da região metropolitana e do nordeste do estado. "Somos uma turma bastante diversificada, tem discentes da Ilha do Marajó, região nordeste do Pará, região do salgado, temos costumes e conhecimentos muito diferentes, porém, durante esses quase cinco anos de convivência, falamos sobre termos construído uma família", conta a aluna Maria Eliene. 

Segundo ela, que mora e atua no município de Garrafão do Norte, o Parfor está transformando a realidade da formação docente nos municípios dos alunos da turma. "Estamos retornando não só com os conhecimentos que adquirimos dentro da Universidade, mas também com histórias de superação e os testemunhos de todos os nossos colegas. Tenho certeza que iremos contribuir significativamente para a melhoria do ensino em nossos municípios. ", comemora Eliene. 

Assim como ela, diversos alunos da turma de Educação Física decidiram apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso presencialmente em Belém, mesmo com a opção da apresentação on-line. As apresentações foram realizadas no final de junho, no Instituto de Ciências da Educação da UFPA. 

Arlon Santos TCC Educacao FisicaArlon Santos, do município de Gurupá, fez questão de apresentar o trabalho presencialmente. "Eu queria apresentar aqui, eu queria sentir esse frio na barriga, eu queria expor o meu trabalho aqui para mostrar que todo esse sacrifício de sair da nossa localidade para chegar até aqui valeu muito a pena, pelos conhecimentos adquiridos", contou. 

Ele é professor e diretor de escola em Gurupá e, em seu Trabalho de Conclusão, investigou a atuação dos docentes de Educação Física no município. "Eu percebi que 95% dos professores não são graduados em Educação Física. Então eu senti a necessidade de saber como é que esses professores estão atuando. Na minha conclusão, eu disse que os municípios precisam fomentar essa questão da habilitação", explica o docente. 

Conquista coletiva - O professor Sérgio Nassar orientou vários Trabalhos de Conclusão apresentados em Belém pela turma de Educação Física e elogiou o desempenho da turma. "Eu vejo como um presente. A universidade dando um presente ao município. Você vê pelos objetos de estudo que eles trouxeram para os seus TCCs, uma vontade, uma sede de mudar algo que inquieta no município deles", conta o orientador. 

"Eu estou desde a primeira turma do Parfor Educação Física, em 2010, e eu me alegro muito de ter passado por todas as turmas do curso, praticamente. Eu creio que essas turmas vêm contribuindo para uma mudança significativa da nossa educação básica do estado do Pará. Valeu a pena ver esses meninos pensando de forma diferente, trazendo um novo olhar para a área da Educação e da Educação Física nos seus municípios", comemora o professor. 

Para a professora Darinez Lima, coordenadora do curso de Educação Física no Parfor UFPA, a conclusão da turma representa um momento de conquista coletiva. "Foi uma turma que enfrentou o período pandêmico com uma dificuldade imensa de acesso à internet, por estarem em comunidades distantes da área central de seus municípios. É uma turma que é constituída por professores aguerridos, com compromisso pela educação pública", afirma Darinez. 

Ela enfatiza a transformação pela qual os alunos, agora titulados, passaram durante as aulas do curso. "Eu sempre penso que o Parfor é uma via de mão dupla: o professor-estudante e o professor-formador são sujeitos que aprendem e ensinam, nem sempre nessa ordem. Um grande desafio é assumir-se protagonista do processo. Eles, que em sua chegada, tinham receio de se manifestar, no processo vamos identificando o quanto eles se tornaram os protagonistas de suas histórias formativas", destaca a coordenadora.

Texto e fotos: Alexandre Yuri Nascimento - Ascom Parfor 

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