Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário regional do Inep sobre avaliação da educação superior será realizado na UFPA

• Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 16h04

INEP DAES

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará, em agosto, a série Encontros Regionais sobre Avaliação da Educação Superior. A ação começará pela Região Norte e o primeiro encontro acontecerá na Universidade Federal do Pará (UFPA), no dia 17 de agosto, das 9h às 18h, no prédio das pós-graduações do Instituto de Tecnologia (PGITEC). O evento ocorrerá na modalidade presencial, sem transmissão virtual.

Os seminários têm o objetivo de disseminar as boas práticas institucionais e de desenvolver ações conjuntas com as Instituições de Educação Superior e as associações representativas da educação superior em cada região do país.

Com essa iniciativa, o Inep busca conhecer as ações desenvolvidas pelas Instituições de Educação Superior em seus processos de avaliação de estudantes ou de autoavaliação institucional, que podem indicar práticas a serem observadas e medidas pelo instituto em âmbito nacional.

Entre os assuntos, as instituições poderão compartilhar experiências sobre: avaliação e mapeamento de atividades de extensão, iniciação científica e pesquisa no âmbito da graduação; acompanhamento de egressos; iniciativas de autoavaliação institucional e modelos de avaliação dos estágios supervisionados, em especial dos cursos de licenciatura.

Programação – O roteiro do evento prevê a recepção dos participantes a partir das 8h30 e a abertura às 9h. Na sequência, haverá um painel “Avaliação da Educação Superior: Ações e perspectivas”. Ainda pela manhã, serão realizadas oficinas sobre Avaliação e Autoavaliação Institucional, Acesso e Permanência, Extensão, Acompanhamento de Resultados e Egressos. As oficinas continuarão no período da tarde. Às 16h30, haverá uma plenária de consolidação. O evento está previsto para encerrar às 18h. A programação completa pode ser conferida aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação Social do Inep, com complementações da Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.