Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga repescagem do Processo Seletivo Especial EaD 2023

UFPA divulga repescagem do Processo Seletivo Especial EaD 2023

• Publicado: Sábado, 12 de Agosto de 2023, 12h38

PSE EAD Repescagem Portal

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, nesta sexta-feira, 11, a segunda chamada (repescagem) do Processo Seletivo para o ingresso de discentes em cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância – Processo Seletivo Especial EaD 2023 (PSE EaD UFPA 2023). No total, foram classificadas(os) 618  estudantes. A habilitação será realizada em duas etapas obrigatórias para todos, sendo uma virtual e uma presencial, e outras duas para grupos de vagas específicos.

A primeira etapa obrigatória para todos é a realização do preenchimento do sistema de Cadastro Online de Calouros (COC), utilizando número de Inscrição e RG informados na inscrição do PSE - EaD 2023. O sistema ficará aberto  das 18h do dia 11 de agosto de 2023 às 18h do dia 18 de agosto de 2023. Quem não realizar esta etapa da habilitação institucional será considerada(o) faltosa(o) e perderá direito à vaga para a qual foi convocada(o).

Após esta primeira fase, as(os) estudantes que tiverem sido classificadas(os) para vagas de cotas PPI (Grupos de vagas E, F, I e J) devem passar pela Banca de Heteroidentificação ou Banca de Verificação da Autodeclaração Indígena, para a validação da autodeclaração de pessoa negra (preta ou parda) ou indígena. Enquanto aquelas(es) que foram convocadas(os) para vagas de cotas PcD (Grupos de vagas B, D, F, H e J) devem realizar o procedimento de verificação pela Comissão Multiprofissional de Verificação PcD (CMV PcD).

Após as avaliações, todas(os) as (os) classificadas(os) deferidas(os) nas etapas anteriores precisarão apresentar os respectivos documentos, originais e cópias, presencialmente, para conferência da equipe de habilitação, conforme calendário que será divulgado pelo Ciac no edital final de homologação. Somente quem tiver o vínculo institucional deferido estará apto à matrícula nas atividades acadêmicas da UFPA.

Recursos e desistências - A(O) candidata(o) que tiver sua habilitação indeferida na fase de análise documental poderá interpor recurso e apresentar novos documentos, no prazo e local que constarão no Edital de Homologação. Recursos interpostos fora do prazo estabelecido no Edital de Homologação e/ou enviados por outros meios que não o sistema do Cadastro Online de Calouros (COC) não serão considerados.

Já aquelas(es) que desejarem desistir da vaga para a qual foram classificadas(os) devem enviar a solicitação de desistência para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando no assunto do e-mail “DESISTENCIA_CURSO_NOME DO(A) CANDIDATO(A)”.

Sobre o PSE-EaD - PSE EaD 2023 ofertou 1.340 vagas em seis cursos, distribuídas em 20 polos presenciais, além de uma vaga extra, em cada curso e polo, reservada a pessoas com deficiência (PcD).Os cursos ofertados têm como sedes: Ananindeua, Baião, Barcarena, Bujaru, Breves, Cachoeira do Arari, Cametá, Canaã dos Carajás, Capanema, Capitão Poço, Goianésia do Pará, Igarapé-Miri, Jacundá, Marabá, Muaná, Paragominas, Ponta de Pedra, Salinópolis, São Sebastião de Boa Vista e Tailândia.

Embora os cursos sejam ofertados na modalidade a distância, é importante que os(as) candidatos(as) estejam atentos(as) ao fato de que as avaliações, as aulas práticas, os estágios de campo e o atendimento serão realizados de forma presencial, aos sábados.

Agora, as(os) estudantes classificadas(os) devem estar atentas(os) à página do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (Ciac) para a convocação para a realização do processo de habilitação ao vínculo institucional.

Acesse a repescagem aqui.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA