Página inicial > Ultimas Notícias > Estão abertas as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento voltado para ações afirmativas na pós-graduação

• Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 15h39

Programa Abdias Nascimento

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o Edital do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, voltado para a promoção de políticas de ações afirmativas na pós-graduação. O programa vai selecionar e apoiar até 45 projetos conjuntos de pesquisa para a Mobilidade Docente e Discente Internacional, destinada à formação e capacitação de estudantes autodeclaradas(os) pretas(os), pardas(os), indígenas e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

A inscrição de propostas está aberta até às 17h do dia 31 de agosto de 2023 (horário oficial de Brasília), por meio de formulário on-line no sistema da Capes, incluindo o envio da documentação obrigatória prevista no edital.

As propostas de projetos conjuntos de pesquisa devem ser submetidas por pesquisadoras(es) de quaisquer áreas do conhecimento, vinculadas(os) a instituições brasileiras de ensino superior e pesquisa públicas ou privadas sem fins lucrativos, prioritariamente localizadas nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste ou em municípios que possuam Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de até 0,699. Os projetos poderão ser desenvolvidos em parceria com Instituições de Ensino Superior estrangeiras.

Entre os requisitos para ser coordenadora(r) da proposta, estão ser brasileira(o) nata(o) ou naturalizada(o), ou estrangeiro com autorização de residência permanente; ter vínculo empregatício permanente com a instituição principal da proposta e pertencer a programa de pós-graduação com nota igual ou superior a quatro na Avaliação da Capes junto à instituição principal; ser detentora(r) do título de doutora(r) há pelo menos 5 (cinco) anos na data do fechamento das inscrições e comprovar reconhecida competência na área de conhecimento, entre outras obrigações.

Para atendimento aos objetivos do programa, a seleção dos projetos vai priorizar propostas em oito linhas temáticas, a saber: 1) Promoção da igualdade racial, do combate ao racismo, do estudo e valorização das especificidades socioculturais e linguísticas dos povos indígenas, da acessibilidade e da inclusão; 2) Pesquisa e desenvolvimento de produtos, equipamentos, serviços e métodos voltados para a promoção da autonomia das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; 3) Estudos sobre políticas públicas voltadas para a promoção de cadeias produtivas sustentáveis no setor de tecnologia assistiva (TA); 4) Estudos sobre políticas públicas voltadas para universalização do uso do desenho universal e da TA; 5) Estudos sobre políticas públicas voltadas para a educação intercultural; 6) Estudos sobre interculturalidade na universidade; 7) Estudos sobre a gestão territorial e ambiental de terras indígenas e demais territórios tradicionais; 8) Estudos sobre proteção e valorização dos patrimônios epistemológicos, culturais e linguísticos de povos e comunidades tradicionais. O detalhamento de cada área temática está disponível no item 1.2 do edital.

Os projetos terão duração de 4 (quatro) anos, com o repasse de até R$ 5.796.514,80 por projeto para financiamento de despesas de custeio, missões de trabalho e bolsas de mestrado sanduíche e doutorado sanduíche.

Até o dia 28 de agosto de 2023, as(os) possíveis proponentes poderão enviar dúvidas para a equipe técnica da Capes por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A divulgação do resultado final das propostas selecionadas está prevista para até 29 de dezembro. Os projetos aprovados deverão iniciar a partir de janeiro de 2024.

Para mais informações, acesse o edital na página do Programa.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Reprodução Assessoria de Comunicação Social do MEC