Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisa da UFPA recebe premiação internacional em análise de prevenção à trombose e embolia

• Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 14h03

Pesquisa artroplastia capa

O Brasil vem passando por um processo de alteração demográfica, em que se observa a redução na porcentagem de pessoas jovens e o crescimento percentual de idosos. Esse processo incentiva que sejam realizadas pesquisas que busquem trazer uma melhor qualidade de vida para pessoas da terceira idade, como na área da saúde. E foi pensando nisso que pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizaram a pesquisa Edema e perda sanguínea após artroplastia total do joelho com tromboprofilaxia mecânica ou enoxaparina: ensaio clínico randomizado, que recebeu duas premiações, uma nacional e uma internacional, em reconhecimento à sua excelência científica.

A pesquisa foi realizada entre os anos de 2019 e 2021 e analisou dois métodos de prevenção à trombose e à embolia em pacientes submetidos à cirurgia de artroplastia total do joelho, sendo estes métodos o uso de medicação com anticoagulantes e o uso de meias pneumáticas de compressão sequencial sobre o inchaço da perna. A artroplastia total do joelho trata da substituição da articulação do joelho por uma prótese e tem sido cada vez mais realizada para a resolução dos quadros de artrose grave. A análise foi realizada com cerca de 150 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com a idade média entre 60 e 70 anos, divididos entre o uso de medicação de forma isolada e o uso da meia de forma isolada. A conclusão é que a utilização da meia resulta em menos inchaço e menos perda sanguínea, trazendo melhores resultados.

Pesquisa artroplastia 3Além do Prêmio Paolo Aglietti de Melhor Pesquisa Mundial sobre Artroplastia do Joelho, no Congresso Mundial de Cirurgia do Joelho, realizado em Boston pela Isakos, a pesquisa também já havia recebido o Prêmio de Melhor Pesquisa Clínica da Ortopedia Brasileira, na edição de 2022 do Congresso Brasileiro de Ortopedia. O estudo foi realizado por meio de uma parceria entre a UFPA, o Hospital Maradei e o SUS, com liderança do professor de Ortopedia da Faculdade de Medicina (Famed/UFPA) João Alberto Maradei, e participação da estudante de Medicina (Famed/UFPA) Maria Clara Pinheiro da Silva, do professor da Famed da USP Marco Demange e do ortopedista Marcel Sauma.

“Receber esse reconhecimento me encheu de orgulho, pois nossa pesquisa foi realizada totalmente no Pará, com pacientes do SUS. Este prêmio mostra que na UFPA se realiza pesquisa clínica de excelência, de relevância mundial. Seu reconhecimento, a meu ver, também é a valorização do SUS, e a gente precisa apoiá-lo, não apenas quando o assunto é vacina. O SUS vai além das vacinas, é assistência diária à população e é possível prestar um serviço de qualidade para todos por meio dele. É importante lembrar que, fruto desta parceria, esta já é a segunda pesquisa envolvendo nossos alunos da graduação que recebe reconhecimento por sociedades médicas mundiais”, informa João Alberto Maradei, coordenador da pesquisa.

Pesquisa artroplastia 1A pesquisa se desenvolveu em torno de questões que são frequentes na rotina de médicos ortopedistas e utilizou uma metodologia científica de protocolos já consolidados na área da ortopedia a fim de reduzir os vieses e conflitos de interesse em torno da análise. O estudo desenvolvido por João Alberto Maradei também ganha relevância devido à contribuição dada ao SUS e ao recrutamento de pacientes residentes do estado.

“Fazer pesquisa no Brasil não é uma tarefa fácil, ainda mais na Amazônia e, especificamente, envolvendo pacientes do SUS. Nosso estado possui dimensões continentais, e, por vezes, essas pessoas esperam longos períodos até suas consultas e enfrentam horas de viagem para chegar em Belém. Saber que, além de conseguirmos atendê-las, suas contribuições construíram um trabalho como este, premiado pelo restante do país e pelos principais nomes da cirurgia de joelho no mundo, é de uma satisfação inenarrável”, ressalta a estudante de graduação Maria Clara Pinheiro da Silva.

Caso tenha interesse em conferir a pesquisa, o texto completo está disponível aqui.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Arquivo pessoal