Página inicial > Ultimas Notícias > Escola Amazônica de Formação Metodológica promove cursos de métodos e técnicas de pesquisa

• Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 16h04

17.08.2023 Escola Amazônica Foto Alexandre de Moraes

De 31 de julho a 18 de agosto, o Projeto de Extensão Escola Amazônica de Formação Metodológica promoveu seis cursos de métodos e técnicas de pesquisa nas Humanidades voltado para pesquisadores de todas as fases de formação. Esta é a terceira edição da oferta de cursos de verão realizada pelo projeto, que, em dois anos, já emitiu mais de 300 certificações.

Coordenado pelo professor Murilo Junqueira, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Escola Amazônica de Formação Metodológica é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP), desenvolvida com o apoio da Faculdade de Ciências Sociais (FACS).

17.08.2023 Escola Amazônica Foto Alexandre de Moraes 38Durante três semanas, foram ministrados os seguintes cursos: Estatística para as Ciências Sociais, ministrado pelo professor Murilo Junqueira (PPGCP); QCA – Qualitative Comparative Analysis, conduzido pelo professor convidado Manoel Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais; Análise de Dados Categóricos, coordenado pelo professor Lucas Okado (PPGCP); Projeto de Pesquisa em Ciência Política, também ministrado pelo professor Murilo Junqueira (PPGCP); Metodologia Survey, dirigido pelo professor Gustavo Ribeiro; e Publique-se! Como Planejar, Estruturar e Redigir Artigos Científicos, conduzido pelo professor Luis Cardoso (PPGCP) e pela professora Nádia Fernandes, do Instituto de Tecnologia da UFPA.

A maioria do público participante dos cursos foi estudantes de graduação e pós-graduação, mas também se inscreveram professores da educação básica, docentes do ensino superior e outros interessados de dentro e de fora da comunidade acadêmica da UFPA. Com até 20 horas de duração, os cursos trataram desde temas básicos da pesquisa em Ciências Sociais até assuntos mais avançados e específicos para estudos quantitativos e qualitativos.

17.08.2023 Escola Amazônica Foto Alexandre de Moraes 49Para o coordenador da escola, Murilo Junqueira, o principal objetivo do projeto é incentivar o conhecimento de metodologias como porta de entrada da pesquisa, principalmente entre pesquisadores em formação. “A metodologia é uma caixa de ferramentas. Se você conhece e domina vários métodos e técnicas, poderá diversificar os caminhos da pesquisa e enriquecer os resultados, de acordo com o problema investigado”, comparou o coordenador. Muitas vezes, a metodologia é vista como algo formal da pesquisa, mas, por trás das técnicas, o que queremos é pensar a lógica da pesquisa científica, estimular a alfabetização científica, incentivar a cultura da pesquisa”, completou.

Para os próximos anos, a escola prevê novas ofertas de cursos no período de recesso do meio do ano, além de ampliar o convite para parceiros de outras instituições que possam ministrar cursos de curta duração.

Mais informações sobre a Escola Amazônica de Formação Metodológica estão disponíveis no site e na rede social do projeto.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA