Página inicial > Ultimas Notícias > Edição 2023 do Auto do Círio vai celebrar as diversas vozes da Amazônia

Edição 2023 do Auto do Círio vai celebrar as diversas vozes da Amazônia

• Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 08h45

Lancamento Auto do Cirio Portal 1

Com o tema "Nossa Senhora de Todas as Vozes da Amazônia", o Auto do Círio, programa de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), celebra seus 30 anos. O espetáculo, considerado patrimônio histórico e imaterial da cultura do estado, é um cortejo artístico com apresentações de teatro, cantos, danças e músicas, realizado em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, durante a quadra nazarena de Belém. Este ano, o evento ocorrerá no dia 6 de Outubro.

Realizado pela primeira vez em 1993, pelas professoras Zélia Amador de Deus e Margareth Refkalefsk, o auto do círio busca homenagear, por meio da arte, as populações Amazônidas, chamando a atenção para as questões sociais, econômicas, políticas, ambientais e culturais da região e potencializando as expressões culturais do Pará. Isso, por meio da participação de artistas, professores, mestres e da própria comunidade que prestigia o cortejo, permitindo um maior enraizamento cultural e participação de todos os envolvidos nesse processo de retomada de tradições.

“O intuito é trazer a Amazônia para o centro de debates sobre a cultura local através do Auto do Círio. Este ano, além das questões artístico-culturais que são sempre abordadas, estamos trazendo a cultura afro ameríndia e a questão da negritude, baseada nos estudos da professora Zélia Amador, além do conceito de Mundoamazônico, do professor Paes Loureiro”, explica a coordenadora do projeto e professora de Artes da UFPA, Inês Ribeiro.

Lancamento Auto do Cirio Portal 2Edição 2023 - No último domingo, 03 de setembro, na Praça da República, foi realizado o lançamento do tema deste ano, que busca gerar um debate sobre mais respeito pelas populações que vivem na Amazônia, como forma de garantir a cultura como um direito humano fundamental. Uma novidade da edição é a criação da Orquestra de Rua do Auto do Círio, em parceria com artistas da cidade de Belém, e a criação de uma música tema autoral para o projeto. Também serão ofertadas oficinas de música.

Diferente do ano passado, o trajeto do percurso volta a ter início na praça do Carmo, localizada na rua Dom Bosco, no bairro Cidade Velha, segue pela rua Doutor Assis até a Igreja da Sé, passa pelo Instituto Histórico Geográfico e finaliza em frente ao Museu do Estado do Pará, onde ocorre a Ascensão do Manto e a homenagem dos artistas-devotos à Nossa Senhora de Nazaré.

A professora Inês Ribeiro explica a mudança no trajeto deste ano “Voltamos para a Praça do Carmo, porque lá pediremos bênçãos à Nossa Senhora do Carmo. Foi um pedido dos artistas devotos. Além disso, muitas pessoas também sentiram falta do cortejo sair lá da praça do carmo. Então, resolvemos voltar às nossas origens”, detalha.

Como participar - Este ano o Auto do Círio oferece oficinas em quatro modalidades: Dança, Música, Teatro e Oficina de Máscaras. As inscrições já estão abertas e, para garantir a participação, é necessário preencher um formulário eletrônico

Os ensaios para o espetáculo serão realizados na Praça Felipe Patroni, do dia 18 de setembro até 05 de outubro, às 19h.

Mais informações podem ser obtidas no instagram oficial do projeto.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Luciana Medeiros