Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo realiza treinamento na UFPA para jornalistas de todo o Brasil
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com o Centre for Investigative Journalism (CIJ), promoveu um treinamento inédito sobre temas como mudanças climáticas, jornalismo ambiental e direitos de defensores ambientais. O curso, com duração de quatro dias, foi realizado em agosto de 2023, na Universidade Federal do Pará. Participaram dez jornalistas selecionados por meio de edital, sendo a metade de estados da Amazônia Legal.
O curso faz parte do Programa Defensores Ambientais, coordenado pela Transparência Internacional Brasil, com participação da Abraji, da Operação Amazônia Nativa (Opan), do Instituto Centro de Vida (ICV) e do Instituto Ethos, todas organizações parceiras nessa iniciativa.
Segundo o coordenador de Projetos da Abraji, Reinaldo Chaves, a escolha da UFPA para sediar o treinamento ocorreu por ser uma grande instituição da Amazônia e estar no centro dos debates ambientais. “Agradecemos a parceria com a UFPA, que nos recebeu muito bem e disponibilizou toda a estrutura para a realização do curso”, afirmou Reinaldo.
O treinamento abordou técnicas para coleta, entrevista e apresentação de dados para projetos de reportagem ambiental, assim como habilidades e ferramentas para análise de dados sobre desmatamento e mudanças climáticas no Brasil. Também foram tratadas técnicas de segurança digital e física e informações sobre defensores ambientais que estudam a mudança climática e a emergência climática.
Cinco especialistas na área ambiental com experiência na cobertura desses assuntos ministraram o curso: Sineia do Vale, coordenadora nacional do Comitê Indígena de Mudanças Climáticas (CIMC); Wérica Lima, repórter da Amazônia Real; Carolina Dantas, editora do PlenaMata e da InfoAmazonia; Edriano Souza, analista de Pesquisa no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam); e Fernanda Wenzel, repórter investigativa especializada em meio ambiente e Amazônia.
Ao final, os jornalistas puderam reescrever a proposta de reportagem com base no conteúdo do curso e submeter para avaliação da Abraji e do CIJ. Atualmente, a escolha do material que vai receber apoio financeiro está em andamento. As propostas escolhidas terão relação com as mudanças climáticas na Amazônia.
Parceria – O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, recebeu a equipe organizadora do curso para uma reunião. Participaram o coordenador de Projetos da Abraji, Reinaldo Chaves; a jornalista Valéria Oliveira, também da Abraji; e Alice de Souza, do CIJ. Eles apresentaram as instituições e as propostas de formação voltadas para jornalistas, com especial interesse na área ambiental. Destacaram ainda a preocupação com a proteção a jornalistas que atuam em áreas de risco.
O reitor Emmanuel Tourinho agradeceu a escolha da UFPA para sediar o curso, parabenizou as iniciativas da Abraji e do CIJ e colocou a UFPA à disposição para novas parcerias. Foi acordada a realização de um curso sobre jornalismo de dados a ser organizado para os próximos meses.
Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações da Abraji.
Fotos: Heloísa Torres - Ascom UFPA e Acervo UFPA
Redes Sociais