Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA sedia eventos da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos

UFPA sedia eventos da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos

• Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 17h12

SBEC

Começam nesta segunda-feira, 25 de setembro , sediados na Universidade Federal do Pará,  o XXIV Congresso da SBEC e o III Seminário dos Grupos de Pesquisa da SBEC. Os eventos ocorrerão pela primeira vez na  Região Norte do país, promovidos pela Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), com apoio da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Fafil/PPGFIL/UFPA). As atividades se estenderão  até o dia 29 de setembro, distribuídas em diversos espaços do campus universitário, como o Centro de Eventos Benedito Nunes , o Auditório Setorial Básico e o Laboratório de Filosofia, e o Museu da UFPA. A programação completa e detalhada já está disponível no site do evento

Programação - Sob o tema “Antiguidade(s): transposições e vertentes”, os dois eventos apresentam   uma extensa programação,  com  mesas-redondas, mesas de grupos de pesquisas, minicursos, sessões de comunicações e pôsteres que terão as presenças de pesquisadores nacionais e internacionais de diversas áreas dos Estudos Clássicos, como Arqueologia Clássica, Estudos da Recepção, Filosofia Antiga, História Antiga, Letras Clássicas (grego e latim) e Linguística Clássica. O evento terá ainda atividades culturais  como   lançamentos de livros e representações de histórias da mitologia grega, entre elas, a montagem do mito  Psiquê e Eros pelo Grupo Paideia, da Universidade Estadual do Ceará.

“Alcançamos o número de 253 pessoas inscritas, superando nossas expectativas dada a distância de Belém dos grandes centros. São  estudantes de graduação,  pós-graduação e pesquisadores de diversas instituições de ensino do país filiados à SBEC”, informa a professora Jovelina Ramos , da comissão organizadora do evento  e presidente da SBEC.

De acordo com a professora,  um dos objetivos principais do evento é difundir os Estudos Clássicos e preparar a integração regional de pesquisadores e interessados na área, especialmente aos mais jovens, após um longo período de atividades virtuais, devido à pandemia. “Além disso, realizar o XXIV Congresso da SBEC na Amazônia representa a intenção de conscientizar os gestores das universidades da região acerca da necessidade de ampliar a estrutura curricular de cursos das áreas das Humanidades, Letras e Arte, com disciplinas direcionadas para a área de Estudos de Culturas da(s) Antiguidade(s), e mais especificamente as de Estudos Clássicos, além de dialogar com a contemporaneidade”, detalha Jovelina Ramos.

Temática - Para Jovelina Ramos, a temática escolhida para este ano, além de ser atual, possibilita pensar o contexto teórico das noções de “transposição” e “vertente” aliadas à realidade amazônica. “Pensar o progresso da região só é possível quando se respeita a sua área geográfica e populacional, sem promover a destruição de suas múltiplas vertentes, por isso propor novas vertentes de pesquisas nas áreas de Estudos Clássicos não significa abandonar as antigas interpretações, mas transpô-las e avaliá-las, a partir de um novo referencial crítico”, explica a professora.

Texto e arte: Divulgação do evento