Página inicial > Ultimas Notícias > Podcast Mexericos na Maré inicia série especial sobre a COP30

Podcast Mexericos na Maré inicia série especial sobre a COP30

• Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 18h42

podcast mexericosUma das maiores vozes da música popular paraense, Nilson Chaves canta a Amazônia e sua gente há mais de 40 anos e rodou o mundo com canções sobre o modo de viver amazônico e suas singularidades. O autor de Sabor Açaí é o convidado do novo episódio do Podcast Mexericos na Maré que abre a série especial da COP30, que trará episódios com temas relacionados à conferência da Organização das Nações Unidas sobre o clima - e sobre a participação das vozes da Amazônia nestes debates. A produção é uma parceria dos Campi de Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto Federal do Pará (IFPA).

"Nós, amazônicos, sim, temos que fazer parte desse momento. Não como apreciadores dos que vêm lá de fora, mas como interventores, filosoficamente falando, sobre o que nos interessa como amazônicos", destaca Nilson Chaves. "O caboclo tá preocupado com a sua floresta, com sua plantação, com seu alimentar. Mas de uma forma leve, serena. Coisa que nós, das cidades, acabamos perdendo".

Além de Nilson Chaves, o Mexericos convida o professor e pesquisador Nils Asp, da Universidade Federal do Pará (UFPA), para um bate-papo sobre o impacto de projetos que avançam sobre a costa atlântica da Amazônia, como os estudos para a exploração de petróleo no litoral norte do Brasil. E sobre como essas questões devem pautar o debate durante a COP.

"Na COP30, os olhos do mundo vão estar voltados para a Amazonia. É o momento para colocarmos as nossas pautas, não apenas na questão ambiental, mas também na social", diz Nils. "Quem deve, de fato, decidir o modelo de desenvolvimento para a Amazônia é quem vive na Amazônia".

O Mexericos na Maré é um podcast de divulgação científica e cultural produzido pelo LABCRIA, o Laboratório de Extensão, Comunicação e Experimentação Audiovisual do IFPA Campus Bragança, e pelo LABPEXCA, o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão Pesqueira junto a Comunidades Tradicionais da Universidade Federal do Pará. Ainda não conhece? Siga o Mexericos no Instagram @mexericosnamare.

A apresentação do novo episódio é feita por Vitoria Moura, Maria Paula e Kauan Silva, estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFPA Campus Bragança. O roteiro e a produção são de Cristiana de Paulo (discente de graduação da UFPA) e Roberta Soares; com edição e finalização de Ruan Brito (discente de graduação da UFPA) e Kauan Silva; e supervisão técnica de Filipe Sanches (Ascom/IFPA). O Mexericos tem a direção de arte e comunicação feita por Andreza Sousa, Ruan Brito e Gabriel Araújo. A coordenação do projeto é dos professores Roberta Sá Leitão Barboza e Josinaldo Reis, o Tio Bill.

Ouça o novo episódio: aqui
Mais informações:  instagram.com/mexericosnamare

Texto e foto: Laboratório de Pesquisa e Extensão Socioambiental de Comunidades Amazônicas (LABPEXCA)