Página inicial > Ultimas Notícias > Reitor da UFPA participa de encontros de reitores(as) com o papa Francisco, Universidade Roma Tre e Embaixadas Brasileiras

• Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2023, 10h09

Reunioes em Reitor em Roma Portal 2

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, participou do Encontro de Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança, em Roma, na Itália, o qual contou com a presença de cerca de 200 reitores(as) de instituições de todo o continente, sendo 37 reitores(as) de universidades brasileiras. Na última quinta-feira, 21 de setembro, como parte da programação, os(as) reitores(as) foram recebidos(as) pelo papa Francisco, no Vaticano, ocasião em que apresentaram a perspectiva da academia sobre as atuais crises ambiental, econômica, social e cultural.

O evento foi promovido pela Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum (RUC) e a participação brasileira foi coordenada pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), que é presidido pelo reitor da UFPA e reúne 92 universidades.

Reunioes em Reitor em Roma Portal 3

A delegação de Reitores(as) brasileiros no Encontro de Universidades Latinoamericanas "Organizando a Esperança".

O objetivo da reunião foi discutir temas relacionados a grandes desafios globais, como mudanças climáticas, água e biodiversidade, tecnologia e tecnocracia, degradação social e desigualdade, desemprego e migrações. Com base nos diálogos, os participantes elaboraram entendimentos sobre cada temática, que foram entregues ao papa. Entre outros pontos, o documento assinala: “Em nossa América Latina, a desigualdade é evidente no acesso aos bens básicos para o bem-estar de nossas populações, afetando mais severamente as mulheres, povos originários, pessoas afrodescendentes e pessoas com deficiência. No mesmo sentido, se reconhece uma situação de não distribuição internacional da riqueza na região, submetida a forte processo de extrativismo, com forte saldo de passivos ambientais”. O papa ouviu com atenção e comentou todas as ponderações dos(as) reitores(as), destacando o papel da educação e das universidades para a construção de um mundo com justiça social.

Reunioes em Reitor em Roma Portal 4

Cerca de 200 reitores(as) de instituições de todo o continente participaram do encontro com o Papa Francisco.

O reitor Emmanuel Tourinho fez um balanço do evento: “O diálogo interuniversitário latino-americano tem contribuído de modo destacado para uma agenda de debates que reflita os desafios sociais e ambientais do continente. A oportunidade de levar as reflexões construídas neste âmbito ao papa Francisco dá uma nova dimensão a esse trabalho, considerando a indiscutível liderança do papa e a sua capacidade de mobilizar atores em todos os continentes. Tivemos uma escuta muito atenciosa e generosa da parte do papa”.

A agenda dos(as) reitores(as) brasileiros em Roma incluiu um encontro com a Reitoria da Universidade Roma Tre, quando foi assinada a renovação de um Acordo de Cooperação voltado ao intercâmbio acadêmico e discutida a possibilidade de reconhecimento mútuo de títulos brasileiros e italianos.

Reunioes em Reitor em Roma Portal 5

A Diretoria do GCUB com o Reitor da Universidade Roma Tre, Massimiliano Fiorucci,
e o Pró-Reitor de Internacionalização da Universidade Roma Tre, Giorgio Resta.

Reunioes em Reitor em Roma Portal 6

O Reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e o Reitor da Universidade Roma Tre, Massimiliano Fiorucci.

A agenda incluiu, ainda, reuniões com o embaixador do Brasil na Santa Sé, Everton Vieira Vargas, e com o embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca de Souza, para tratar de ações em parceria, voltadas à cooperação acadêmica e científica internacional.

Reunioes em Reitor em Roma Portal 7

O Reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho,  o Embaixador do Brasil na Santa Sé, Éverton Veira Vargas,
e a Diretora Executiva do GCUB, Rossana Valéria de Souza e Silva.

Reunioes em Reitor em Roma Portal 8

O Reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, com o Embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca de Souza.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Registros dos encontros