Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto produz animações e ações presenciais para divulgar conteúdos sobre geociências

• Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2023, 12h48

Geocientes capa

Como tornar as geociências, a educação ambiental e a sustentabilidade assuntos mais acessíveis e interativos? Essa é a proposta do Geocientes, um projeto de extensão do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (IG/UFPA) que realiza uma série de ações para apresentar temas como rochas, placas tectônicas, ciclones tropicais, terremotos e outros temas de maneira acessível, para públicos que variam de adultos até crianças a partir de 10 anos.

O projeto iniciou em maio deste ano e foi pensado como forma de colaborar com a difusão da área para além dos muros da Universidade. A iniciativa realiza a apresentação de conteúdos de áreas como geologia, oceanografia, topografia, mineralogia e outros, com uma linguagem objetiva e interativa. No site do Geociências, é possível ter acesso a vídeos produzidos em formato de animação, como o Fique Ligado, voltado para o público infantil, mas também o Dicionário Animado, o Geociências Fácil e o Experimente Fazer, voltados para públicos de diversas idades.

geo 1Além das produções disponíveis on-line, o projeto também participa de Feiras de Ciências e realiza visitas em escolas de ensino fundamental e médio para que professores e bolsistas possam palestrar para alunos. No dia 1º de outubro, o Projeto Geocientes realizará uma exposição na Praça da República, no Bairro Campina, e convida o público de todas as idades que têm interesse no tema.

“Estamos observando o aumento da frequência de fenômenos que são naturais em nosso planeta. Muito disso se deve às ações dos seres humanos. As mudanças que têm ocorrido em nosso planeta desenham um futuro incompatível com um estilo de vida com condições mínimas, especialmente para as comunidades mais pobres.  Nós não temos um plano B, um outro planeta pra viver. O esclarecimento sobre Terra se faz urgente e nós, da Universidade e do Instituto de Geociências, precisamos garantir o acesso democrático a essas  informações”, informa Ellen Gomes, coordenadora do Geocientes.

Que tal receber o Geocientes em sua escola? O contato para convite do projeto pode ser realizado através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Oportunidade de bolsa - O Geocientes está ofertando uma bolsa no valor de R$300 para participação no projeto. Podem se candidatar à vaga alunos de escola pública, do ensino fundamental ou médio, a partir dos 10 anos de idade. Além do interesse pelas geociências, é importante que o aluno saiba de animação digital. Além das ações de divulgação, o aluno selecionado participará de minicursos e oficinas ofertadas pelo projeto.

A seleção será realizada pelo envio de uma animação feita pelo aluno, podendo utilizar qualquer técnica. Os interessados deverão enviar a animação até o dia 22 de setembro, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Projeto de Extensão Geocientes
Inscrições para a bolsa até o dia 22 de setembro, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mais informações no site do Geocientes ou na página do Geocientes.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Acervo Geocientes