Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Turismo da UFPA celebra o dia mundial do turismo com programação especial sobre a COP-30

• Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 16h24

dia mundial do turismo

No Dia do Turismo, celebrado em 27 de setembro, a Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará realiza um evento em alusão à data. Este ano, seu foco serão os reflexos, no âmbito do turismo, da realização da COP-30 em Belém, evento que ocorrerá em 2025. A programação será realizada no novo auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA) e é uma oportunidade de reflexão sobre os impactos dessa atividade na sociedade belenense. As inscrições são gratuitas e on-line.

A COP-30 é o mais importante evento internacional sobre o clima e sua próxima edição acontece em novembro de 2025, na capital paraense. Sua realização é uma oportunidade de debates e reflexões em diversas áreas, especialmente do turismo. Por isso o evento busca fomentar discussões críticas sobre os principais desafios a serem superados com a realização dessa conferência em Belém, no âmbito da cidade, envolvendo, principalmente, mobilidade, segurança, saneamento básico, hospedagem e capital humano, além das perspectivas de trabalho na área do turismo.

Para a professora Jessika França, coordenadora do evento, pensar conjuntamente, Estado e Universidade, em questões que permeiam a realização de um evento de grande porte na cidade é extremamente necessário,“sabemos que a COP-30 trará mais de 50 mil visitantes a Belém e esse quantitativo competirá com a infraestrutura básica da cidade, como o transporte e a segurança pública. A capacidade de hospedagem em hotéis e pousadas de Belém, por exemplo, não corresponde nem à metade da previsão de público que chegará para o evento. Mas, além dessas questões de planejamento e infraestrutura, o evento também vai provocar discussões sobre a necessidade de envolvimento das universidades nesta realização, por meio de seus projetos de pesquisa e extensão, no processo de qualificação de prestadores de serviços envolvidos diretamente e indiretamente com a atividade turística”, explica.

A programação inicia às 8h30, pela manhã, e às 14h, pela tarde, e encerra às 18h, com mesas-redondas, rodas de conversa, apresentações culturais e muito mais. A iniciativa conta com a participação de professores referências na área e representantes governamentais da Secretaria Municipal de Controle, Integridade e Transparência e da Secretaria Municipal de Habitação.

O evento é aberto a estudantes e profissionais do Turismo e áreas afins. Mais informações podem ser obtidas no instagram do Empactur

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte:Organização do evento