Página inicial > Ultimas Notícias > Professor da UFPA é convidado para compor mesa na Assembleia Geral da ONU

Professor da UFPA é convidado para compor mesa na Assembleia Geral da ONU

• Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 09h31

EVENTO ODS ONU

Encerra-se nesta sexta-feira, 29 de setembro, a 78º edição da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (UNGA78/ONU), que busca reunir representantes de países ao redor do mundo para discutir questões de mobilidade internacional, especialmente a Agenda 30 e a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesta edição, o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Jonathan Ready foi convidado para organizar uma sessão na Cúpula de Ciências da UNGA78 e apresentar sua pesquisa sobre o uso de dados moleculares para o monitoramento da biodiversidade.

A Cúpula de Ciências é realizada como parte da UNGA78 e convida pesquisadores para apresentar seus projetos e avanços tecnológicos que caminhem em prol da aplicação dos ODS ao redor do globo. Nesta quinta-feira, 28 de setembro, o pesquisador e professor da UFPA se reúne com outros pesquisadores convidados da América Latina para uma mesa-redonda sobre os desafios que são comuns na produção e curadoria de dados de monitoramento sobre a biodiversidade.

“Minha expectativa é levar a visão acadêmica à audiência política do evento destacando a importância de melhoria em recursos nacionais e regionais para um desenvolvimento eficiente e a gestão de recursos naturais. O desenvolvimento sustentável é chave para a gestão da região e isso se reflete na escolha de Belém como sede da futura Conferência das Partes (COP), um evento também realizado pela ONU”, afirma o pesquisador Jonathan Ready.

O evento será realizado presencialmente, com transmissão on-line. Os interessados em assistir a ele devem se cadastrar previamente no site da UNGA78 para ter acesso à exibição desta e de outras mesas-redondas.

Pesquisa de Análise de Dados da Biodiversidade

As pesquisas do professor Jonathan Ready seguem na linha de estudo sobre dados relacionados à biodiversidade e vão desde a descrição e o levantamento desses dados até o monitoramento e a análise de processos que influenciam na fauna e flora local. O trabalho que será apresentado na UNGA78 aborda a consultoria de dados ambientais das “caixas-pretas”, isto é, pesquisas que não disponibilizam os dados brutos usados para a elaboração dos relatórios ou que não delimitam os métodos adequados para permitir a replicabilidade do trabalho seguindo o método científico.

As "caixas-pretas" são problematizadas por oferecer riscos de falha de conhecimento ou de análise que podem comprometer a gestão que está baseada nos relatórios que podem incluir interpretações equivocadas. Essas consultorias geralmente estão relacionadas à avaliação de impactos ou recuperação de biodiversidade em áreas previamente exploradas para a captação de recursos naturais.

“Os bancos de dados públicos sobre genética e biodiversidade existem há bastante tempo e o compartilhamento de dados brutos tem sido uma exigência para publicação. Contudo muitas pesquisas publicadas em outras áreas frequentemente não disponibilizam seus dados brutos de uma forma que facilite a agregação de conhecimento. Por isso é muito importante a participação de pesquisadores dispostos a compartilhar os dados brutos de suas produções. A UFPA é um instituto chave para a Amazônia neste contexto, tendo em vista as pesquisas e produções acadêmicas sobre a biodiversidade da região”, acrescenta o pesquisador.

Apresentação na UNGA78
Data: 28 de setembro