Colóquio Internacional de Arquitetura Assistencial recebe submissão de trabalhos até 15 de outubro
Organizado pelo Grupo de Pesquisa Arquitetura, Memória e Etnografia, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, integrando a Rede Ibero-Americana de Investigação Património Cultural e História da Saúde e da Assistência (Universidade de Lisboa), o Colóquio Internacional de Arquitetura Assistencial é um espaço que proporciona o debate acerca dos potenciais desta área, em nível mundial, e que, na próxima edição, terá como foco a sustentabilidade e a humanização. O evento ocorrerá no primeiro semestre de 2024, mas o prazo para a submissão de trabalhos, realizada on-line no site do evento, encerra dia 15 deste mês.
O objetivo da próxima edição é evidenciar os potenciais da arquitetura assistencial nos diversos continentes, para prover cuidado à saúde global dos seres humanos, considerando a forma, a implantação dos ambientes de tratamento e a adoção de métodos humanizados para obtenção de respostas aos questionamentos acerca da sustentabilidade e humanização em hospitais e dos demais equipamentos de saúde. Para a professora Cybelle Salvador Miranda, uma das organizadoras do evento, esta área de discussão, investigação e pesquisa é indispensável para a promoção da melhoria da população, especialmente no contexto pós-pandemia e diante das mudanças climáticas.
“Esta é uma oportunidade de dinamizar o intercâmbio científico na Ibero-América com relação ao patrimônio hospitalar, bem como de fortalecer a relação entre pesquisadores e técnicos atuantes nos setores de Engenharia e Arquitetura dos espaços de saúde. Por isso o evento traz reflexões sobre as formas de os hospitais pensarem a humanização do atendimento e as condições de sustentabilidade dos espaços internos e externos a eles, destacando a importância dos espaços verdes”, explica a professora.
Submissão de trabalhos - Com base na temática central do evento, o III Colóquio Internacional de Arquitetura Assistencial - Sustentabilidade e Humanização terá três focos para a submissão de trabalhos: percepção do ambiente de saúde, métodos e experiências; história dos estabelecimentos assistenciais na Ibero-América e Sustentabilidade Ambiental - os espaços de saúde e seus entornos. As submissões não possuem restrições de participantes e estão abertas a todos os investigadores que tenham realizado ou estejam desenvolvendo trabalhos ou projetos inéditos, de síntese ou estudos de casos, relacionados com essas temáticas.
O participante poderá submeter um resumo por eixo temático e cada resumo poderá ter até cinco autores. Os arquivos deverão ser enviados em PDF, de acordo com as especificações do evento. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento.
Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais