Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisa do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA recebe reconhecimento durante o XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

• Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 14h13

Premiação Infectologia

Realizado em Salvador, no período de 19 a 22 de setembro, o XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia reuniu diversos profissionais, pesquisadores e estudantes de diversas áreas da saúde em um ambiente de informação, trocas de experiências acadêmicas e reconhecimento das pesquisas acadêmicas desenvolvidas na área. Entre as pesquisas destacadas com premiação, houve  uma produzida na UFPA: Perfil epidemiológico da coinfecção do vírus linfotrópico de células T humanas do tipo 1 e vírus da hepatite C em uma unidade de referência de Belém, Pará, Norte do Brasil. O estudo foi eleito o 3° melhor trabalho apresentado no evento, na categoria pôster comentado.

Desenvolvido no Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará, o estudo teve como objetivo investigar e caracterizar o perfil epidemiológico e os fatores de risco associados à coinfecção do vírus HCV (Hepatite C)/HTLV-1 (Linfotrópico de células T humanas do tipo 1) em pacientes atendidos no Ambulatório do Núcleo de Medicina Tropical, unidade de referência da capital paraense.

Ao todo, participaram do estudo 352 pacientes com sorologia reagente para anti-HCV. Destes, o material genético do HCV foi detectado em 201 (57%) amostras, o qual confirma a infecção, e o material genético do HTLV-1 foi detectado em 14 (6,97%) amostras. Além disso, a pesquisa apontou dois fatores de risco associados à coinfecção HCV/HTLV-1 - ser receptor de transfusão sanguínea e ter presença de tatuagem e/ou piercing.

“O estudo mostrou a ocorrência da coinfecção HCV/HTLV-1 na região amazônica e suas principais características epidemiológicas. Essas informações contribuem para melhorar a assistência, o diagnóstico e o acompanhamento dos pacientes. Adicionalmente, o desenvolvimento do estudo contribuiu para a formação científica qualificada dos discentes de graduação e pós-graduação envolvidos na realização do estudo”, explica  a professora Luisa Caricio Martins, diretora-adjunta do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA.

A pesquisa foi realizada pelos pesquisadores do NMT Paula Cristina Rodrigues Frade, Andreia Polliana Castro de Souza, Regiane Miranda Arnund Sampaio, Luiz Fernando Souza de Lima, Arthur Aboim Lima Pereira, Evelen da Cruz Coelho, Samara Silveira da Cruz, Rosilma dos Santos Albuquerque, Luana Wanessa Cruz Almeida, Aldemir Branco de Oliveira Filho, Maisa Silva de Sousa, Hellen Thais Fuzii e Luisa Caricio Martins.

Ampliação de conhecimento - Realizada no período de 2018 a 2022, a pesquisa premiada está vinculada ao Projeto de Extensão Assistência laboratorial aos pacientes portadores do Vírus da Hepatite C (HCV) e/ou B(HBV) da UFPA, que tem como objetivo atender à comunidade paraense, dando suporte de diagnóstico laboratorial e clínico aos pacientes portadores de hepatite C e/ou hepatite B, além de ampliar o conhecimento sobre a coinfecção entre HCV e HTLV-1 na região.

“O trabalho fez parte da minha tese de doutorado e da dissertação de mestrado da aluna Polliana Castro, no Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais, orientado pela professora Luisa Carício Martins. Assim, o desenvolvimento do estudo contribuiu para a qualificação dos discentes envolvidos e possibilitou o acesso e a divulgação de informações científicas relevantes”, detalha a pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais da UFPA Paula Cristina Rodrigues Frade.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Arquivo pessoal