Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social lança projetos de assistência social

• Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2023, 17h26

Projeto Justiça Social

A evasão escolar tem atingido números alarmantes, especialmente após o período pandêmico. Buscando tratar dessa problemática, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social (Edujus), do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (Iced/UFPA), realiza o evento de lançamento de cinco projetos que têm o objetivo de discutir ações didáticas inclusivas e propor atividades de suporte pedagógico multidisciplinar. O lançamento será realizado no dia 6 de novembro, das 9h às 12h, no Auditório B do Iced, Campus Profissional da UFPA.

As ações do grupo de estudos e pesquisas foram motivadas por pesquisas que buscaram e buscam identificar as especificidades que contribuem para a permanência ou que afastam os alunos do ambiente escolar, causando a evasão. Entre as condições observadas, estudantes em conflito com a lei, indígenas, quilombolas e refugiados são grupos que apresentam dificuldade de ingresso e permanência no processo educacional formal.

“A qualidade do ensino tende a melhorar com a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão, as quais permitem que os estudantes tenham uma educação mais rica e significativa. Essas atividades promovem o avanço do conhecimento ao explorarem novas ideias e desenvolvem novas teorias, descobertas científicas e tecnológicas que contribuem para o progresso da sociedade, sobretudo considerando o contexto paraense, ou seja, buscam a solução de problemas reais da comunidade”, informa Willian Lazaretti, líder do Edujus.

Os interessados em participar do lançamento, para conhecer mais sobre os projetores, podem se inscrever gratuitamente até o momento do evento, aqui.

Os projetos - Entre os projetos que serão lançados, está a Assistência Estudantil para Alunos com Dificuldade de Aprendizagem, uma iniciativa voltada a todos os estudantes de graduação que apresentem dificuldades de permanência no curso, que trabalha identificando situações que impactam no aprendizado, promove a oferta de auxílio na questão pedagógica e também na seleção de bolsas, uso de tecnologia, interpretação de textos, elaboração de apresentações, escrita acadêmica, cálculo, além de oficinas produzidas por voluntários.

Há também o Projeto de Extensão de Acompanhamento Pedagógico de Alunos em Conflito com a Lei, direcionado a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em semiliberdade, liberdade assistida ou prestação de serviços à comunidade, desde que estejam regularmente matriculados nas redes municipal e estadual no município de Belém. Com eles, é realizada uma avaliação pedagógica e estabelecimento de um plano de ação em conjunto com os setores envolvidos (SEAP, Funpapa, Fasepa, Seduc), a fim de que o aluno tenha êxito na conclusão do ensino fundamental e médio, sendo direcionado ao ingresso no ensino superior. Essa ação também abrange adultos que cumprem semiliberdade, em liberdade condicional ou egressos do sistema penal.

Outro projeto que será apresentado durante o evento se trata do Projeto de Pesquisa de História Oral de Discentes Indígenas e Quilombolas, que reúne e analisa a história oral de discentes indígenas e quilombolas para avaliar os fatores positivos e negativos de experiência no ensino superior que interferem na conclusão do curso de graduação. Ainda na perspectiva da integração, há o projeto de extensão direcionado a professores das redes municipal e estadual no município de Belém, quem tem como escopo o desenvolvimento de ações formativas para a promoção de ações educativas inclusivas.

Os projetos já estão em andamento e você pode conferir outras informações na página do Edujus.

Evento de Lançamento dos Projetos Edujus 2023

Data: 6 de outubro de 2023

Hora: às 9h

Local: Auditório B do Iced, próximo ao portão 3 do Campus Profissional