Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições para Estágio PIBIC de Verão são prorrogadas até o dia 10 de outubro

Inscrições para Estágio PIBIC de Verão são prorrogadas até o dia 10 de outubro

• Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 13h30

Edital Pibic Verao

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) prorrogou o prazo para inscrições no Estágio PIBIC de Verão. A iniciativa é destinada a graduandos da instituição que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), compreendendo todos os seus subprogramas, alunos participantes do Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador (Prodoutor), e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), que tenham concluído o ciclo 2022-2023 dos respectivos programas. Agora, os inetressados têm até o dia 10 de outubro parea realizar inscrição via Sipac.

O estágio ocorrerá entre janeiro e dezembro de 2024, durante o recesso das atividades regulares do curso de graduação da UFPA do aluno, terá duração de trinta dias e será realizado em uma instituição de excelência acadêmica de outra unidade da federação, sob supervisão de um pesquisador experiente indicado pelo orientador do bolsista na UFPA. A Universidade garante uma ajuda de custo para a aquisição de passagens e para a estadia durante o período de duração do estágio.

Serão aprovadas até 12 propostas de cada Grande Área de Conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, totalizando a concessão de até 36 auxílios. Além do auxílio, os discentes selecionados também receberão o Certificado de Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica na UFPA, em 2023.

Para se candidatar, é necessário que o discente esteja regularmente matriculado na UFPA desde o momento da inscrição até a data de realização da viagem; tenha enviado, pelo SIGAA, os relatórios parcial e final de execução de seu Plano de Trabalho, além do resumo e do vídeo para apresentação no XXXIV Seminário de Iniciação Científica da UFPA; e não ter sido contemplado com o auxílio em edições do Estágio PIBIC-VERÃO–EPV, nos anos de 2021 e 2022. O resultado dos apoios concedidos será divulgado no site da Propesp.

As propostas deverão ser submetidas por meio de processo eletrônico no SIPAC, protocolado pelo orientador, com a documentação especificada no edital. Cada orientador poderá concorrer com uma proposta, apenas. Após selecionados, os aprovados deverão se atentar a alguns procedimentos, como ir à Diretoria de Pesquisa da Propesp, com até sessenta dias de antecedência do início do estágio, para tratar da documentação referente ao recebimento do auxílio e manter o currículo atualizado na Plataforma Lattes.

Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Pesquisa da Propesp, pelo telefone 3201-7527 (WhatsApp) ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Estágio PIBIC de Verão 2023

Prazo para submissão das Propostas: até 10 de outubro de 2023

Análise das Propostas: Até 31 de outubro de 2023.

Divulgação dos Resultados: dia 6 de novembro de 2023, na Cerimônia de Abertura do XXXIV Seminário de Iniciação Científica da UFPA.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA