Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga edital de vagas remanescentes para cursos na modalidade de Educação a Distância

• Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 14h16

PSE EaD 2023.3 Portal

A Universidade Federal do Pará acaba de divulgar um novo edital para a oferta de vagas remanescentes do Processo Seletivo para o ingresso de discentes em cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância – Processo Seletivo Especial EaD 2023 (PSE EaD UFPA 2023.3). Para este processo seletivo, são ofertadas 721 vagas distribuídas em 32 ofertas de cursos. Todas(os) as(os) candidatas(os) concorrerão às vagas de ampla concorrência e não haverá a cobrança de taxa de inscrição.

Embora os cursos sejam ofertados na categoria de  Educação a Distância (EAD), as avaliações, aulas práticas, estágios de campo e atendimentos serão presenciais, realizadas aos sábados, nos polos da Universidade Aberta do Brasil existentes nos municípios que ofertam as respectivas turmas. Entre os municípios com turmas disponíveis estão: Ananindeua, Baião, Barcarena, Breves, Bujaru, Cachoeira do Arari, Cametá, Canaã dos Carajás, Capanema, Capitão Poço, Goianésia do Pará, Igarapé-Miri, Jacundá, Marabá, Muaná, Paragominas, Ponta de Pedras, Salinópolis, São Sebastião da Boa Vista e Tailândia.

Como participar - As vagas do PSE EaD 2023-3 são destinadas às(aos) candidatas(os) que concluíram o Ensino Médio ou documento equivalente. Para participar, a(o) candidata(o) deve efetuar inscrição, exclusivamente,  das 14h do dia 16 às 17h do dia 27 de outubro de 2023, na página do  Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA)

O processo de inscrição se dará por meio do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, seguindo as instruções ali contidas, e do encaminhamento do Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente. Não serão aceitos documentos correlatos a boletins escolares como substitutos.

Caso a (o) candidata(a) realize mais de uma inscrição, será considerada válida a inscrição com o número de protocolo mais alto.

Seleção - A seleção do PSE-EaD.3 será realizada por meio de análise do Histórico Escolar do Ensino Médio encaminhado no ato da inscrição. A avaliação da documentação será realizada por comissão designada pela COPERPS e as(os) candidatas(as) serão classificadas(os) com base na média aritmética das notas obtidas nas áreas de conhecimento de Português (Linguagens, códigos e suas tecnologias) e Matemática (Matemática e suas tecnologias), referentes ao terceiro ano do Ensino Médio.

Reoferta - Assim como os outros processos seletivos realizados pela UFPA, o PSE-EaD 2023.3 também contará com a possibilidade da reoferta das vagas não preenchidas. A reoferta possibilita que candidatos(as) aprovados(as) não classificados(as) em seus cursos iniciais tenham a oportunidade de optar por concorrer a uma vaga em outro curso que tenha vagas não preenchidas. Uma vez que seja possível a realização da Reoferta de Vagas, as informações para adesão serão divulgadas na página do CEPS.

Processo Seletivo Especial EaD 2023.3

Inscrições: das 14h do dia 16 às 17h do dia 27 de outubro de 2023, via CEPS.

Edital disponível aqui.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA