Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Ciências da Saúde inaugura novo bloco de salas de aula

Instituto de Ciências da Saúde inaugura novo bloco de salas de aula

• Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 14h43

25.09.2023 Inauguração blocos de aula ICS

Mais um espaço acadêmico foi inaugurado pela Universidade Federal do Pará no último dia 25 de setembro. Localizado no Setor Saúde do Campus Guamá, em Belém, o novo Bloco de Salas de Aula do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) vai atender às atividades acadêmicas das Faculdades de Farmácia e Odontologia.

A inauguração do prédio contou com as presenças do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva; do prefeito Multicampi, Eliomar Azavedo do Carmo; da diretora-geral do ICS, Eliete da Cunha Araújo; do diretor-adjunto do ICS, Carlomagno Pacheco Bahia; da diretora da Faculdade de Farmácia, Maria Lúcia Souza Siqueira; do vice-diretor da Faculdade de Farmácia, Marcos Valério Santos da Silva; da diretora da Faculdade de Odontologia, Liliane Silva do Nascimento; da vice-diretora da Faculdade de Odontologia, Lurdete Maria Rocha Gauch; além de outros dirigentes, professores, técnicos e estudantes dos cursos da área da Saúde.

25.09.2023 Inauguração blocos de aula ICS Foto Heloísa Torres 1O novo prédio possui dois pavimentos, com oito salas de aula e catorze salas de monitoria/tutoria. Para a diretora-geral do ICS, Eliete Araújo, a conclusão da obra do espaço é a concretização de um sonho, que vai atender à demanda de ambientes para atividades acadêmicas qualificadas. “Hoje a UFPA entrega mais esse espaço, construído com o espírito de colaboração desta gestão. Agradeço a toda a comunidade do ICS, que colaborou nesse processo, à Prefeitura Multicampi, que foi incansável, e à Administração Superior, que tem sido sensível às demandas e dificuldades do Instituto de Ciências da Saúde e parceira no crescimento e melhoria da nossa unidade”, declarou a diretora.

O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva também discursou e lembrou quão significativo é para a Universidade poder se expandir mesmo no contexto desfavorável dos últimos anos. “Somos uma universidade grande e que não deixou de crescer nesses últimos seis anos de muitos desafios. Podíamos ter muitas obras inacabadas, mas mesmo com todas as restrições orçamentárias e as dificuldades que foram acentuadas com a pandemia, conseguimos expandir a universidade e hoje estamos inaugurando mais um espaço fruto desse esforço”, destacou Gilmar Silva.

25.09.2023 Inauguração blocos de aula ICS Foto Heloísa Torres 37Em sua declaração, o reitor da UFPA reforçou o empenho da instituição para continuar crescendo. “Quando iniciamos a gestão, tínhamos entre 30 e 40 obras inacabadas e hoje temos apenas duas, além de outras obras que iniciamos e concluímos nesses sete anos. Isso decorreu do esforço de muitas pessoas”. Para Emmanuel Tourinho, a inauguração desse novo espaço deve suprir não apenas a necessidade de infraestrutura das faculdades, mas também oportunizar e inspirar a adoção de novas formas de ensinar e aprender. “Que essas novas estruturas sejam usadas para desenvolver atividades diferentes, que permitam exercitar novos modelos pedagógicos. Faço votos que este equipamento seja um estímulo para que a comunidade dos cursos da área de Saúde discuta as mudanças necessárias em nossos modelos de ensino”, desejou o reitor.

Após os discursos, as autoridades descerraram a placa de inauguração.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Heloísa Torres – Ascom UFPA