Página inicial > Ultimas Notícias > Divulgado o edital do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica Afirmativa 2024

Divulgado o edital do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica Afirmativa 2024

• Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 15h45

MOBAF 2024 Capa

Já está disponível o  Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica Afirmativa 2024 (Mobaf 2024), que oferta vagas em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Mobaf tem como objetivo disponibilizar, aos estudantes quilombolas e indígenas oriundos do Processo Seletivo Especial (PSE-I/Q), a possibilidade de trocar de curso. As inscrições estarão disponíveis das 14h do dia 16 de outubro até às 17h do dia 27 de outubro de 2023, na página do Centro de Processos Seletivos (CEPS).

Nesta edição do Mobaf foram disponibilizadas um total de 467 vagas, distribuídas em 168 ofertas cursos de graduação, em 11 campi da UFPA. Aqueles cursos que tiverem um número par de vagas, serão divididos de forma equânime entre candidatas(os) indígenas e quilombolas. Já quando o número de vagas for ímpar, a vaga sobressalente será destinada a(ao) indígena ou quilombola que obtiver a maior pontuação. E, seguindo ao que já é praticado no PSE-I/Q, aquelas vagas destinadas a um grupo (indígena ou quilombola) que não forem preenchidas serão destinadas automaticamente ao outro grupo.

Como participar - Para concorrer às vagas ofertadas no Mobaf 2024, é necessário que a(o) estudante tenha um mínimo de 20% e um máximo de 50% da carga horária das atividades curriculares do curso ao qual está vinculada(o) até a data da inscrição.

As inscrições no processo seletivo devem ser realizadas, exclusivamente, via site do Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA), das  14h do dia 16 de outubro de 2023 até às 17h do dia 27 de outubro de 2023. No ato da inscrição, é imprescindível que a(o) candidata(o) imprima a ficha de inscrição, para que este documento seja utilizado como comprovante de sua inscrição a ser apresentado no dia da prova.

É proibida a participação de estudantes que já tenham sido beneficiadas(os) com mudança de curso em edição anterior do Mobaf.

Seleção -  A seleção será realizada exclusivamente por meio da aplicação de uma Prova de Redação em Língua Portuguesa, que será realizada no dia 15 de novembro de 2023, das 9h às 13h. Para a realização da prova, a(o) candidata(o) deve apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Inscrição e o documento original de identidade com foto. Os  portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30, no horário oficial de Belém (PA).

A prova será aplicada nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí, de acordo com a cidade escolhida pela(o) candidata(o) no ato da inscrição no concurso.

Reoferta - A reoferta de vagas será a novidade do Mobaf 2024. A ideia, com a reoferta, é otimizar a ocupação da totalidade das vagas oferecidas. A vaga será ocupada pelo(a) indígena ou quilombola que obtiver a maior pontuação, e aquela(a) que concorrer a uma dessas vagas ofertadas estará, automaticamente, declarando que, no caso de classificação em novo curso, renuncia à sua posição na lista de Chamada Adicional (repescagem) do curso da sua inscrição inicial.

A publicação sobre as possíveis reofertas de vagas e suas respectivas regras e prazos serão divulgadas, a qualquer momento após o primeiro resultado da Mobaf 2024, por meio de comunicado divulgado na página do CEPS.

Mobaf 2024

Inscrições: das 14h do dia 16 de outubro até às 17h do dia 27 de outubro de 2023, via Ceps.

Data da prova: 15 de novembro de 2023, das 9h às 13h.

Edital completo

Para mais informações, acesse a página do CEPS/UFPA.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA