Página inicial > Ultimas Notícias > Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica 2024 tem edital divulgado

Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica 2024 tem edital divulgado

• Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 09h33

MOBA 2024 Portal

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, nesta terça-feira, 10 de outubro, o Edital do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica 2024 (MOBA 2024), para o preenchimento de vagas em cursos presenciais de graduação. O Moba contempla a oferta de vagas à Mobilidade Acadêmica Interna, destinada exclusivamente a alunos(as) ativos(as) em cursos de graduação da UFPA; e à Mobilidade Acadêmica Externa, destinada a candidatos(as) externos(as) que preencham os requisitos do edital. O período de inscrições estará aberto a partir das 14h do dia 16 de outubro até às 17h do dia 27 de outubro de 2023, na página do Centro de Processos Seletivos (CEPS).

O Moba 2024 vai ofertar 309 vagas para a Mobilidade Acadêmica Interna (Mobin) e 208 vagas para a Mobilidade Acadêmica Externa (Mobex). Uma vez que as vagas destinadas a uma determinada modalidade (Interna ou Externa) não tenham candidatas(os) classificadas(os), essas serão disponibilizadas às(aos) candidatas(os) da outra modalidade.

Para a Mobilidade Interna, podem se inscrever somente estudantes com vínculo ativo nos cursos de graduação da UFPA que tenham cursado o mínimo de 20% e não mais que 75% da carga horária das atividades do curso ao qual estão vinculadas(os), na data de inscrição. Aquelas(es) que já foram beneficiadas(os) com a mudança de curso em outro processo seletivo de mobilidade acadêmica da UFPA não podem participar desta seleção.

Por sua vez, a Mobilidade Acadêmica Externa aceita a inscrição de portadores(as) de diploma de curso de graduação reconhecido ou autorizado pelo MEC, de Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira ou estrangeira (com documentação devidamente revalidada); estudantes de outra IES brasileira, vinculadas(os) a curso de graduação reconhecido ou autorizado pelo MEC; estudantes de IES estrangeira, vinculadas(os) a curso de graduação devidamente regularizado no país de origem; e discentes com vaga prescrita em curso de graduação reconhecido ou autorizado pelo MEC. Essas(es) candidatas(os) devem, ainda, comprovar, em caso de classificação, o cumprimento do mínimo de 20% e não mais que 75% da carga horária do seu curso de origem. Nesta modalidade, não será aceita a inscrição de discentes com vínculo ativo em cursos de graduação da UFPA.

Inscrições - As inscrições para o Moba 2024 devem ser feitas, exclusivamente, via site do Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA), das 14h do dia 16 de outubro até às 17h do dia 27 de outubro de 2023.

Para participação no processo, haverá cobrança de taxa de inscrição no valor de R$120 (cento e vinte reais), aos(às) candidatos(as) que tiverem cursado o ensino médio, total ou parcialmente, em escola privada, sem bolsa de estudo.  O boleto bancário estará disponível para impressão e pagamento a partir do dia 16 de outubro, sendo obrigatório que o pagamento seja efetuado até o dia 31 de outubro de 2023.

Há, ainda, a possibilidade da solicitação da isenção total do pagamento da taxa de inscrição para aquelas(es) candidatas(os) que cursaram todo o ensino médio ou equivalente em escola da rede pública ou que comprovem ter sido bolsista integral em escola da rede privada. A solicitação da isenção deve ser realizada no ato da sua inscrição, no período das 14h do dia 16 de outubro até às 17h do dia 20 de outubro de 2023, por meio do preenchimento de formulário disponível no site do CEPS.

A divulgação da lista preliminar com a concessão ou não da isenção da taxa de inscrição será disponibilizada para consulta a partir de 23 de outubro de 2023, também no site do Ceps.

Seleção - A seleção para as vagas ofertadas no Moba 2024 vai ocorrer por meio de uma prova objetiva, por área de conhecimento, de caráter eliminatório e classificatório, com 40 (quarenta) questões de múltipla escolha.

A prova será realizada no dia 15 de novembro de 2023, com início às 15h e término às 18h, no horário oficial de Belém (PA). Para a realização da prova, os  portões serão abertos às 13h30 e fechados às 14h30.

O processo seletivo terá como sede os municípios de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí, de acordo com a cidade escolhida pela(o) candidata(o) no ato da inscrição.

Reoferta - Assim como em outros processos seletivos da UFPA, o Moba 2024 também poderá ter a reoferta de vagas. Quem concorrer a uma dessas vagas ofertadas estará, automaticamente, declarando que, no caso de classificação em novo curso, renuncia à sua posição na lista de Chamada Adicional (repescagem) do curso da sua inscrição inicial.

A publicação sobre as possíveis reofertas de vagas e suas respectivas regras e prazos será divulgada a qualquer momento, após o primeiro resultado da Moba 2024, por meio de comunicado divulgado na página do CEPS.

Moba 2024

Inscrições: das 14h do dia 16 de outubro até às 17h do dia 27 de outubro de 2023, via Ceps.

Data da prova: 15 de novembro de 2023, das 15h às 18h.

Edital completo

Para mais informações, acesse a página do CEPS/UFPA.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA