Página inicial > Ultimas Notícias > A 13ª edição do Beirinha já está disponível

A 13ª edição do Beirinha já está disponível

• Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 16h17

Beirinha Portal

Outubro chegou e com ele a 13ª edição do Beirinha, o especial do Jornal Beira do Rio para o público infantojuvenil. Nesta edição, nossos jovens leitores conhecerão um espaço incrível com peixes da Amazônia, aprenderão sobre os riscos do acúmulo de lixo na floresta e ouvirão histórias sobre o deus do trovão.

Acará-Disco, acari amarelinho e ituí cavalo são alguns dos peixes que você pode conhecer ao visitar o Aquário Amazônico. O espaço, localizado no Campus Básico da UFPA, é um projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho (LAPMAR), em parceria com o Instituto de Geociências (IG), e coordenado pelo professor James Tony Lee.  As espécies em exposição foram encontradas no entorno do Campus Guamá, em Belém, e nas Bacias dos rios Xingu, Tapajós e Tocantins. Para saber mais, leia a matéria de André Furtado.

Já parou para pensar em quanto lixo a gente acumula numa simples festa de aniversário? Copos, pratos e talheres são exemplos do lixo gerado e descartado por nós, nas grandes cidades. Sem o destino adequado, esse resíduo é carregado pelas chuvas, chega aos rios e até mesmo aos oceanos. Em sua pesquisa de mestrado, Mickey Gonçalves analisou a maneira como o lixo tem ameaçado as regiões com florestas de várzea. Nosso repórter Jambu de Freitas conta mais sobre os resultados da pesquisa e ainda ensina a reaproveitar uma garrafa PET.

E fechando a edição, nós temos a reportagem de Isabelly Risuenho sobre a iniciativa da professora Joana Cristina Celestino de Souza, que desenvolveu um trabalho com os alunos do ensino médio de uma escola pública em Maracanã (PA), resultando no material paradidático Maracanã em Contos. A obra reúne produções fictícias dos próprios alunos sobre a história e realidade indígenas nesse município paraense.

Este ano, você pode fazer o download do Beirinha no site https://www.beiradorio.ufpa.br/ ou ler a versão eletrônica na plataforma Calaméo.

Texto: Redação Beira do Rio
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA