Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe edição de seminário internacional para debater a diversidade da América Latina e do Caribe

• Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 15h17

Topo Site Sialat2023

Esta semana, ocorre em Belém a primeira rodada de atividades do Seminário Internacional América Latina e Caribe: conflitos e políticas contemporâneas (Sialat). O tema central desta quinta edição do encontro é multi-sócio-diversidade, pensamento crítico e utopias. A programação será realizada no auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), na Universidade Federal do Pará (UFPA), e a inscrição é gratuita no site do evento.

As atividades desta semana são apenas uma parte da programação do seminário internacional, que terá continuidade em março do ano que vem, quando vai haver reuniões dos grupos de trabalho, conferências, mesas-redondas, minicursos, lançamentos de livros e programações culturais.

“O objetivo do Sialat é abrir um espaço de debate sobre os processos políticos e sociais contemporâneos na América Latina e no Caribe e aprofundar a análise sobre a produção de rupturas epistemológicas a partir da América Latina e do Caribe, ressemantizando conceitos e perspectivas de análise e dos enfrentamentos políticos dos movimentos sociais”, explica Edna Castro, professora emérita da UFPA e coordenadora do Sialat.

O seminário é realizado pelo NAEA/UFPA, que, em 2023, completa 50 anos e pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), com organização do Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Território e Mercados Globalizados (Gettam). Além dos organizadores, são parceiros do evento o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, o Grupo de Pesquisa Sociedade, Território e Resistência, ambos da UFPA, o Instituto América Latina, da UFRGS, a Universidade da República (Uruguai), a Universidade de Cuenca (Equador), a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO/Argentina), a Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).

Programação - O Sialat começa na manhã da quarta-feira (18), com um debate com professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade da República, no Uruguai, e da Universidade de Barcelona, na Espanha. A programação se estende pela tarde e por toda a quinta-feira (19) com participação de pesquisadores do Equador, da Argentina, da Colômbia, do Peru e da Amazônia brasileira.

A programação termina na sexta-feira (20), com uma conferência de Agustin Laó-Montes, professor da Universidade de Massachussets, de Amherst, nos Estados Unidos. Laó-Montes, que esteve em Belém em julho para o Congresso Brasileiro de Sociologia, vai tratar de contrapontos diaspóricos e de cartografias políticas de nossa afroamérica.

O seminário internacional vai ser transmitido pelo canal do NAEA/UFPA no YouTube.

Texto e arte: Divulgação