Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPA promove 21º Encontro da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos

• Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 14h55

ENABER Foto Alexandre de Moraes

A Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (Aber), referência na área de Economia, vai realizar a 21ª edição de seu encontro nacional em Belém, capital paraense, no período de 25 a 27 de outubro. A organização pretende reunir pesquisadores, professores e discentes de várias instituições nacionais e internacionais em um espaço de debate e troca de informações e experiências acerca de questões no campo de estudos, pesquisas e planejamento regional e urbano, com prioridade à integração e internacionalização de questões regionais e urbanas no Pará e na região amazônica do Brasil. As inscrições seguem abertas no site da Aber.

Com o tema “Desafios regionais e urbanos frente aos objetivos do desenvolvimento sustentável”, o XXI Encontro da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos tem como objetivo promover a difusão de conhecimento e o debate acerca dos objetivos de desenvolvimento sustentável no âmbito regional e urbano, com foco em áreas menos favorecidas. Segundo a professora Márcia Jucá Teixeira Diniz, uma das organizadoras do evento, esta realização busca somar na discussão acerca do desenvolvimento sustentável.

“Falar em desenvolvimento econômico, atualmente, é falar em desenvolvimento sustentável. Estamos enfrentando uma emergência climática que está em pauta e sendo enfrentada em todo o mundo. A Amazônia e, por extensão, o estado do Pará têm um papel muito importante no contexto mundial para o alcance das metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, especialmente relacionadas à redução de emissão de carbono e ao papel que as florestas tropicais assumem nesse contexto. Este evento, portanto, assim como outros que virão até 2025, quando ocorrerá a COP 30, em Belém, vêm somar com essa discussão tão cara e importante para nossa região”, explica.

Como participar - Aberto para a sociedade em geral, especialmente aos acadêmicos interessados no desenvolvimento regional e urbano, o evento segue com as inscrições abertas, realizadas on-line

O valor das inscrições variam de acordo com a categoria do interessado. Para alunos da graduação, a taxa é de R$130; para alunos de mestrado e doutorado, R$ 350,00; e para professores e profissionais, R$500. O pagamento da inscrição deve ser feito por transferência, PIX ou depósito bancário para a conta bancária da Aber, cujos dados estão no site do evento.

Quem se inscrever no evento passará a ser associado da Aber e terá as seguintes vantagens: associação simultânea à RSAI – Regional Science Association International; assinatura eletrônica da revista Papers in Regional Science; acesso a áreas restritas do site da RSAI com informações sobre congressos internacionais, publicações e auxílio à pesquisa; versão eletrônica da newsletter, com informações atualizadas sobre eventos e publicações; descontos na assinatura do Journal of Regional Science e outras publicações da Editora Blackwell e acesso à lista de membros da RSAI.

Programação - O encontro será presencial, realizado no Hotel Princesa Louçã, localizado na Avenida Presidente Vargas, e terá uma programação das 8h às 22h, nos dias 25 e 26, e das 8h às 11h, no dia 27, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, além das sessões de apresentações de artigos que foram submetidos ao encontro.

Entre os pesquisadores que participarão do evento, estão o professor Robert Walker, do Center for Latin American Studies University of Florida, que fará a conferência de abertura, e outros importantes nomes em Regional Science, como Peter Nijkamp (Vrije Universiteit Amsterdam); Rosella Nicolini (Universitat Autónoma del Barcelona); Marcelo Caldas (Kansas State University) e Márcia Siqueira Rapini (Cedeplar-UFMG).

Ao final do evento, haverá certificações, de acordo com o tipo de participação: apresentadores de artigos científicos, palestrantes e inscritos/ouvintes.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom/UFPA