Página inicial > Ultimas Notícias > ICSA recebe pesquisadores estrangeiros para ciclo de palestras do Programa de Pós-Graduação em Economia

• Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 14h55

ICSA fachada

Para enriquecer o debate acerca de diferentes temáticas, nos últimos anos a Universidade Federal do Pará (UFPA) tem trabalhado intensamente em ações de internacionalização que proporcionam a troca de conhecimento entre pesquisadores estrangeiros e locais. Seguindo esse caminho, o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPA) recebe, no próximo dia 24 de outubro, os professores Karima Kourtit, da Open University of the Netherlands, Peter Nijkamp, da Vrije Universiteit Amsterdan, e Marcellus Caldas, da Kansas State University, para um ciclo de palestras que será realizado no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. O evento é gratuito e aberto a discentes, docentes e pesquisadores, da graduação e pós-graduação, da área de Economia e de áreas afins.

O evento tem como objetivo debater questões no campo de estudos e pesquisas econômicas relacionadas à pesquisa de cada palestrante, permitindo que a comunidade acadêmica da área de Ciências Econômicas seja estimulada à troca de ideias e experiências em cada assunto abordado nas palestras. A palestra do professor Marcellus Caldas (Teorizando o uso da terra, a mudança  na  cobertura da terra e a Formação de Assentamentos na Amazônia brasileira: vinculando a economia camponesa ao conflito social) vai abordar uma área de pesquisa já trabalhada na UFPA: Desenvolvimento Regional,  ligado a dinâmicas agrárias e locais, abordando, ainda, questões relacionadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Já as palestras dos professores Peter Nijkamp (A Shumpterian View on Natural Disasters) e Karima Kourtit (The Use of Dashboards for Corona Impact Studies) abordam temas relacionados à inovação, especialmente, na questão ambiental e na produção acadêmica nessa área.

Estas palestras permitem o contato direto dos participantes com os palestrantes e com suas experiências em instituições internacionais, agregando seu conhecimento e proporcionando novas perspectivas sobre as temáticas debatidas. Além disso, elas são essenciais para a continuação do processo de internacionalização da UFPA, especificamente dos Programas de Graduação em Economia e em Economia Aplicada, pois buscamos oportunizar a colaboração com nossos grupos de pesquisa e cursos de graduação”, detalha a professora do PPGE, Márcia Jucá Teixeira Diniz.

A programação, realizada no auditório grande do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA, localizado no Campus Guamá, inicia às 10h, com a palestra do professor Marcellus Caldas, e, às 16h, o ciclo segue com as palestras, ministradas em inglês, dos professores Peter Nijkamp e Karima Kourtit.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Reprodução ICSA/UFPA