Página inicial > Ultimas Notícias > Programa UFPA Territórios de Acolhimento e Integração lança site

Programa UFPA Territórios de Acolhimento e Integração lança site

• Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2023, 09h00

lançamento Território de Acolhimento

“Não à homofobia, ao racismo, à misoginia, ao capacitismo e a qualquer forma de violência e discriminação”. Esta é a mensagem central do Programa UFPA Territórios de Acolhimento e Integração que visa cultivar, no ambiente acadêmico, o acolhimento, o pertencimento e a valorização da diversidade de pessoas em suas singularidades culturais, econômicas, religiosas, linguísticas, sociais ou de algum tipo de deficiência. Nesta sexta-feira, 20 de outubro, a iniciativa institucional lança o site próprio, no qual será possível encontrar reunidas informações gerais do programa, bem como ações já em andamento na UFPA.

Com a iniciativa, o objetivo é fortalecer a articulação entre os diferentes setores da Universidade, em prol de ações que qualifiquem e ampliem as possibilidades de experiências formativas com base nas especificidades dos sujeitos, estimulando práticas de ensino, de pesquisa e de extensão que entrelacem a excelência acadêmica com o acolhimento e o respeito aos direitos humanos. “O programa congrega estratégias para o enfrentamento ao adoecimento e à evasão dos nossos estudantes. Não precisamos adicionar dificuldades além das já inerentes à vida universitária”, defende o superintendente de Assistência Estudantil e representante da comissão do programa, Ronaldo Araújo. Segundo ele, uma das causas da evasão de estudantes no ensino superior é o sentimento de não pertencimento.

Atualmente, 93 ações diretamente ligadas ao programa estão implementadas na UFPA, entre as quais: Construção e validação de uma cartilha de educação sexual para adolescentes de escolas em Belém do Pará (Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento-NTPC); Promoção de cursos de formação sobre racismo e formação sociocultural do Brasil (Assessoria da Diversidade e Inclusão Social); Oferta de webinário para formação de integrantes de bancas multiprofissionais ( Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento – Capacit); Reprodução de informativos sobre saúde mental e bem-estar estudantil (Superintendência de Assistência Estudantil -Saest); Criação do Fórum de Representações Estudantis como espaço democrático para o debate de violências vivenciadas pela comunidade discente e para propostas de formas de enfrentamento (IFCH) etc.

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, divulgou a mensagem a seguir, sobre a importância do programa para a Instituição.

Programa - Para concepção, implementação e acompanhamento do programa, a Administração Superior designou uma comissão, composta por gestores, professores, técnicos e estudantes, a qual já iniciou os trabalhos de divulgação do programa e o convite às unidades para consolidação de ações a serem desenvolvidas. Em permanente construção, o programa recebe em fluxo contínuo de proposições de novas ações que possam ser realizadas em todos os campi.

No site recém-lançado, além da visualização das propostas já em curso, os membros da Universidade -  acadêmicos(as), servidores(as) técnico-administrativos(as) e docentes - também podem submeter novas propostas de ações de acolhimento e integração. Antes da publicação, as proposições são avaliadas pela comissão instituída.

São aceitas propostas de ações em torno de cinco eixos: 1) Acolhimento, integração, inclusão e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA; 2) Combate às diferentes formas de violências física, simbólica e psicológica; 3) Inovação educativa, valorizadora de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras; 4) Estímulo à participação estudantil em manifestações lúdicas, artísticas e culturais; 5) Comunicação institucional de campanhas informativas de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento à UFPA.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA