Página inicial > Ultimas Notícias > Biblioteca Central realiza programação comemorativa de incentivo à leitura

Biblioteca Central realiza programação comemorativa de incentivo à leitura

• Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2023, 14h14

Semana BC

A leitura se torna uma atividade constante na vida de estudantes e professores que se dedicam à pesquisa e produção acadêmica. Dentro da Universidade Federal do Pará, a Biblioteca Central (BC) desempenha uma série de serviços, incluindo o empréstimo de livros em um sistema que conecta todos os campi. Para incentivar a leitura, a BC da UFPA realiza a Semana do Livro e da Biblioteca 2023, com uma programação que inicia no dia 24 de outubro e segue até o dia 27 do mesmo mês, encerrando com uma homenagem aos 60 anos desse espaço de convergência de conhecimentos na UFPA.

A Semana do Livro e da Biblioteca é um evento aberto à comunidade acadêmica que entende a importância da leitura, da informação e das manifestações artísticas e culturais como forma de construção do conhecimento. Desde 2017, o evento passou a ser realizado anualmente, com exceção do período pandêmico, e, nesta edição, além de uma série de palestras e lançamento de livros, a programação também terá momentos de trocas de livros, feira geek e de artesanato, uma exposição sobre a história da BC e uma campanha de retirada de suspensão de empréstimo de livros.

“Nossa expectativa é ressaltar para a comunidade em geral que a biblioteca transcende amplamente o papel de um simples serviço de empréstimo de materiais. Ela se revela como uma aliada inestimável nos processos de pesquisa e na elaboração de trabalhos acadêmicos. A biblioteca não se limita a ser um local de acesso a livros e periódicos, ela é também um espaço de assistência na pesquisa, orientação na busca por fontes confiáveis, suporte na estruturação e formatação de trabalhos acadêmicos e, além disso, um ambiente que promove a disseminação da cultura”, informa Célia Ribeiro, diretora da Biblioteca Central da UFPA, Campus Guamá.

Para participar do evento, não é necessária a inscrição prévia. Os interessados devem comparecer no dia do evento desejado e solicitar a emissão de certificados ao final de participação nas palestras. Procedimento semelhante é necessário para as atividades on-line, em que um link de formulário será enviado no final da apresentação para que seja solicitado o documento de comparecimento. A programação completa pode ser acessada no site do evento.

Biblioteca Central - A biblioteca foi fundada em 19 de dezembro de 1962 e leva o nome do primeiro diretor do espaço, Clodoaldo Beckmann. O espaço desempenha o papel de linkar a comunidade acadêmica com produções acadêmicas e literárias de múltiplos locais e eixos temáticos. A biblioteca recebe diariamente cerca de 2 mil usuários que utilizam os produtos e serviços ofertados no local. Em 2022, foram realizados mais de 30 mil empréstimos de livros físicos, além do uso do acervo digital, que, embora não gere relatórios de empréstimo, ressalta a importância do espaço para o conhecimento de acesso direto e contínuo.

“Sua história de constante evolução reflete a importância de um local que não só preserva o passado acadêmico, mas também abre as portas para o futuro, capacitando gerações de alunos na busca pelo conhecimento e na excelência educacional. Ademais, a capacidade de leitura crítica é uma competência valiosa, auxiliando-os na análise, avaliação e interpretação do conhecimento científico, algo crucial para o êxito em seus cursos e trajetórias acadêmicas”, ressalta Célia Ribeiro, diretora da Biblioteca Central.

Semana do Livro e da Biblioteca 2023

Data: de 24 a 27 de outubro

Evento realizado no modelo híbrido.

Outras informações estão disponíveis no site do evento.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: