Projeto Littera realiza ciclo de lives sobre literatura romântica alemã
A literatura germânica é reconhecida pela sua influência em uma variedade de movimentos culturais e artísticos ao redor do mundo, que vão da literatura às artes plásticas. E o Projeto Littera, da Casa de Estudos Germânicos da Universidade Federal do Pará (CEG/UFPA), vai desenvolver uma série de encontros on-line para estudar as produções literárias germânicas, tendo como foco o romantismo alemão. O primeiro encontro será realizado no dia 17 de novembro, no Canal do Littera, não sendo necessário inscrição prévia.
O Projeto de Extensão Littera foi criado em 2013 e anualmente realiza ciclos de palestras e minicursos gratuitos a fim de promover a divulgação da produção cultural e literária dos países localizados ao norte do continente europeu. Ao longo de sua existência, o Littera já promoveu debates sobre autores que participaram do movimento romântico alemão e pretende aprofundar essa discussão no ciclo de lives que será iniciado em novembro de 2023 e seguirá até fevereiro de 2024.
“É importante que mais brasileiros tenham contato com a literatura germânica, especialmente aqueles que são do curso de Letras, tendo em vista que muitos autores nacionais foram influenciados pela literatura alemã. Um exemplo é Machado de Assis, que, em seu livro Dom Casmurro, se remete ao Fausto, de Goethe”, informa Patrícia Cezar, coordenadora do Littera.
Programação - O encontro do dia 17 de novembro vai abordar o Sturm und Drang, movimento desenvolvido na Alemanha, entre os anos de 1780 e 1790, que precedeu o romantismo alemão. Entre suas características, está a disseminação da morte, da noite, do oculto, daquilo que não se conhece, com inspiração na mitologia celta.
Também serão realizados encontros sobre Goethe, no dia 24 de novembro; Schiller, no dia 8 de dezembro; e Hölderlin, dia 12 de janeiro de 2024. A primeira geração do romantismo alemão será abordada nos dias 19 e 26 de janeiro de 2024. A segunda geração será desenvolvida nos dias 2 e 9 de fevereiro; e a terceira geração, nos dias 16 e 23 do mesmo mês.
O evento é aberto para toda a comunidade acadêmica interessada em aprofundar seu conhecimento sobre o romantismo alemão. A programação completa será divulgada no site do Littera e não é necessário inscrição prévia para participar das lives.
Serviço:
Ciclo de Lives do Projeto Littera
Primeiro evento dia 17 de outubro, no Canal do Littera.
Mais informações no site do Littera.
Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais