Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA é a melhor universidade da Amazônia Legal e uma das melhores do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha 2023

• Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2023, 14h18

Ranking Folha 2023

O Ranking Universitário Folha 2023, publicado este mês, destaca a Universidade Federal do Pará como a melhor universidade do estado do Pará e da Amazônia Legal. Com pontuação 80,46, a UFPA ficou na 29ª colocação geral do ranking nacional, entre 203 instituições públicas e privadas avaliadas. Apesar de as posições serem as mesmas da última edição do ranking, divulgada em 2019, a UFPA apresentou avanço na pontuação geral, em relação aos 78,11 alcançados naquele ano.

O Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual organizada pelo Grupo Folha desde 2012. De 2020 a 2022, em decorrência da pandemia, o ranking não foi publicado. A avaliação toma como referência dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião realizadas pelo Datafolha. Os levantamentos consideram 18 componentes, divididos em cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. O aspecto em que a UFPA ficou mais bem classificada no ranking nacional foi o de inovação, no qual figura na 6ª posição no país.

As universidades públicas lideram a relação das 15 melhores universidades brasileiras. Nos primeiros lugares, encontram-se a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No ranking do Pará, a UFPA é seguida pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Da Amazônia Legal, após a UFPA, figuram nas melhores posições a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, “A UFPA é, com frequência, referida como ‘a maior do Norte’, mas temos trabalhado para que seus resultados sejam reconhecidos também nacionalmente, apesar de todas as assimetrias nos investimentos em ciência e educação no Brasil. Nosso horizonte é de novos avanços na qualidade e impacto da UFPA, com maior reconhecimento de nossa atuação em ensino, pesquisa, extensão e inclusão social”, projeta.

Confira o Ranking Universitário Folha 2023 completo aqui.

Veja a colocação de cada curso avaliado:

Administração de empresas (23°)
Agronomia (138°)
Arquitetura e Urbanismo (51°)
Artes Plásticas e Visuais (29°)
Biologia (29°)
Biomedicina (11°)
Ciências Contábeis (19°)
Ciências Sociais (56°)
Computação (71°)
Comunicação (32°)
Direito (22°)