Página inicial > Ultimas Notícias > Simpósio propõe debate sobre a preservação ambiental voltada às Ciências e à Engenharia de Materiais

• Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2023, 15h20

II Simpósio 2023

Qual o papel da Ciência e da Engenharia de Materiais na preservação ambiental? Esse é o assunto que vai ser abordado no II Simpósio Nacional em Ciência e Engenharia de Materiais na Amazônia, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Pará (Ppgcem/UFPA). O evento será realizado de maneira on-line, pela plataforma Teams, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. As inscrições para ouvintes são gratuitas.

Nesta segunda edição, o simpósio apresenta o tema “Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia” e busca reunir pesquisadores, alunos e professores para promover a discussão de desenvolvimentos tecnológicos que possam contribuir com a Região Norte, respeitando a preservação ambiental e atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O ensino superior em Ciência e Engenharia de Materiais tem o papel de desenvolver novos materiais que empreguem o conhecimento técnico e científico desde a caracterização de matérias-primas da Amazônia até a produção de materiais sustentáveis, favorecendo, assim, a preservação da floresta em pé e beneficiando a população em geral. Por isso há a necessidade de desenvolver pesquisa de ponta associada com a sustentabilidade e a manutenção da floresta em pé, mostrando que é possível ter o desenvolvimento econômico, social e científico utilizando as matérias-primas oriundas da floresta amazônica e  incentivando o empreendedorismo na região”, informa Verônica Scarpini, coordenadora do evento.

Para o compartilhamento desses conhecimentos, serão desenvolvidas palestras e mesas redondas com pesquisadores de instituições nacionais, como a Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS-CNPEM), além de representantes da Anton Paar e Alianza Team.

Como participar - O evento será realizado de maneira on-line, pela plataforma Teams. As inscrições estão disponíveis até o primeiro dia de evento e devem ser realizadas por meio do formulário virtual. O evento conta com a emissão de certificados de carga horária para os inscritos.

II Simpósio Nacional em Ciência e Engenharia de Materiais na Amazônia

Data: 30 de novembro e de dezembro