Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA será sede de debate nacional sobre a qualidade jornalística

UFPA será sede de debate nacional sobre a qualidade jornalística

• Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 16h58

QualiJor

Belém será a capital nacional da qualidade jornalística, com a realização do I Qualijor Amazônia. Simpósio Nacional sobre Qualidade Jornalística, de 5 a 7/12, na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento busca reunir profissionais, pesquisadores e empreendedores do Jornalismo, principalmente da Amazônia, para um debate sobre meios e práticas sobre o fazer jornalístico e a promoção da qualidade no Jornalismo.

“O simpósio será um espaço de debate sobre meios e práticas do fazer jornalístico e a promoção da qualidade na produção, na gestão e na distribuição da informação jornalística no cenário desafiante da região amazônica”, explica a coordenadora do evento, professora Ana Prado, da Facom/UFPA.

De acordo com a professora, a Amazônia é uma região que é palco de questões fundamentais, como ambiente, extração ilegal de madeira, ocupação ilegal de territórios indígenas, contaminação de rios e de lagos, extração mineral, grandes projetos de geração de energia que atingem ribeirinhos e comunidades quilombolas, além de tantos outros problemas, por exemplo, as mudanças climáticas, que são temáticas que desafiam a cobertura jornalística na e sobre a região.

Por este motivo, esses e outros assuntos serão debatidos durante o evento, tendo como pano de fundo o Jornalismo como campo de tensão entre as forças políticas que disputam a atenção do público. Para tanto, o I Qualijor está organizado por meio de mesas-redondas, conferências e grupos de trabalhos, que vão contar com a presença de pesquisadores e profissionais amazônidas e do resto do país.

As atividades serão realizadas no Auditório Setorial Básico, no Campus da UFPA Básico, salas de aula da Facom e do PPGCom. As inscrições para o simpósio seguem até 4/12/2023 e podem ser realizadas no site oficial do evento ou no dia da abertura, no local do encontro.

O I Qualijor é realizado pelo Grupo de Pesquisa Índice de Qualidade Jornalística, financiado pelo CNPq, o qual conta também com apoio financeiro da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas - Fapespa e do Parque de Ciência e Tecnológica (PCT/Guamá). Além da UFPA, o projeto ainda envolve mais quatro universidades públicas: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Acesse a programação completa aqui.

Texto e arte: Divulgação Facom/UFPA