Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Música da UFPA realiza concerto em homenagem a Altino Pimenta

Escola de Música da UFPA realiza concerto em homenagem a Altino Pimenta

• Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 17h56

Concerto Altino Pimenta

Na próxima segunda-feira, 4 de dezembro, a Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) vai realizar um grande concerto em homenagem ao centenário do compositor, pianista e professor de Música Altino Pimenta. A apresentação integra a programação da 50ª edição do Encontro de Artes de Belém, que, ao longo de duas semanas, tem realizado  diversas menções ao legado desse personagem tão importante para o cenário musical paraense. A apresentação será  às 19h30, no Teatro do Sesi, com o lançamento dos produtos do Projeto Centenário Altino Pimenta. A participação é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do teatro.

As homenagens no Enarte 50 são realizadas como uma forma de reconhecimento, pela comunidade da EMUFPA, de toda a trajetória e da importância de Altino Pimenta para a formação de gerações de músicos paraenses, direta ou indiretamente. O Concerto em Homenagem ao Centenário de Altino Pimenta, que integra o Projeto “Maestro Altino Pimenta - vida e obra - centenário”, vai reunir a atuação musical de vários artistas, entre docentes da EMUFPA e convidados, que apresentarão composições do maestro.

A programação também contará com uma abertura solene para o lançamento oficial do website do compositor e do álbum intitulado Altino Pimenta: músicas para piano, vol.1, primeiro de uma coletânea de seis álbuns em áudio, com a obra completa do compositor. O álbum apresenta ao público a interpretação de uma nova geração de pianistas, que, hoje, em sua maioria, são professores da UFPA. Além dos álbuns, o projeto prevê o lançamento de quatro livros de partitura com a obra completa do músico, nunca antes organizados e publicados dessa forma, em formato audiovisual, com seleções de músicas que demonstram um panorama da sua produção composicional. Todo o material produzido ficará disponível gratuitamente no site do compositor.

“A obra de Altino Pimenta aborda musicalmente temáticas que abrangem desde a grandiosidade da natureza amazônica até cenas do cotidiano belenense, e é responsável por coloca-lo como um dos grandes compositores paraenses do Século XX. Conhecer a sua obra é conhecer um pouco mais da nossa própria identidade. Manter a memória desse músico ilustre viva é uma forma de mantermos vivas, também, características que compõem o que somos como sociedade, como profissionais e, principalmente, como pessoas amantes da música”, ressalta o professor Carlos Pires, diretor da EMUFPA.

Nascido na década de 1920, em Belém, Altino Pimenta foi o grande idealizador do que hoje entendemos como a Escola de Música da UFPA, com uma visão dinamizadora, humana e abrangente da prática musical. Por meio de sua capacidade musical e vivência profissional, desenvolveu uma percepção privilegiada dos potenciais da nossa terra e das finalidades de uma escola de música no Pará, tornando-o, assim, uma referência para gerações de músicos que mantiveram contato com ele.

“Altino foi uma figura importante como gestor, compositor e entusiasta de jovens aprendizes na área da música. Isso eu posso falar por mim mesmo, que convivi com ele e pude receber todo esse entusiasmo enquanto eu era ainda adolescente. O seu legado é gigante e presente, tanto na Escola de Música da UFPA, na qual sua história de vida se mescla com a da instituição, quanto no Encontro de Arte de Belém, criado por ele, em 1974, que hoje celebra seu jubileu. Isso é uma marca do seu tempo, que permanece viva e celebrada”, destaca Rômulo Queiroz, professor da EMUFPA e coordenador do Projeto.

ENARTE 50 - A programação do evento da Escola de Música da UFPA segue até dia 7 de dezembro, de forma gratuita. Seu objetivo é promover um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre profissionais e estudantes de Música da capital paraense, além de oferecer uma programação cultural e dinâmica aos interessados.

Ao todo, serão realizadas cerca de 40 atividades gratuitas, divididas em comunicações científicas, oficinas, palestras e apresentações musicais. A programação completa, você confere aqui

Concerto em Homenagem ao Centenário de Altino Pimenta

Data: 4 de  dezembro de 2023

Local: Teatro do Sesi, localizado na Almirante Barroso, em Belém

Retirada de ingressos na bilheteria do teatro, gratuitamente.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação