Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da UFPA vai abordar sustentabilidade em evento voltado para a COP-30

Projeto da UFPA vai abordar sustentabilidade em evento voltado para a COP-30

• Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 13h43

Conecta Sustentável

Com o objetivo de promover um ambiente universitário de geração de debates, negócios, aprendizagens e networking acerca de projetos e práticas mais sustentáveis, o Projeto Evento Mais Sustentável vai realizar o  Conecta Mais Sustentável UFPA: caminhos para a Cop30. O evento ocorre no dia 5 de dezembro, no Campus Profissional da Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições estão abertas ao público, gratuitamente, e podem ser feitas on-line, sendo necessária, apenas, a doação de 1kg de alimento não perecível no ato do credenciamento.

Realizada em alusão ao primeiro ano de existência do Projeto Evento Mais Sustentável, a iniciativa reúne dois ambientes de conexão: A Feira Mais Sustentável e o Painel Temático “Projetos e Práticas Mais Sustentáveis na UFPA: qual caminho estamos construindo para a COP-30?”. A feira, que vai ocorrer no pavilhão K do bloco de salas de aula do Setorial Profissional, será um espaço de exposição de produtos e serviços com responsabilidade socioambiental, ou seja, negócios mais sustentáveis, gerenciados por empreendedores universitários ou ex-alunos da UFPA. Ao longo do dia, haverá a participação de 13 expositores e atrações culturais.

Já o painel, realizado no auditório do Iced, será um espaço de exposição de pesquisas e projetos com foco na sustentabilidade, direcionado para todos os acadêmicos interessados no tema. O painel será realizado por subtemas apresentados pelos seguintes pesquisadores: SIMA - Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia - tornando a UFPA um campus inteligente e sustentável, sob a coordenação da professora Maria Emília Tostes; Óleos da Amazônia: uma possibilidade real para o fortalecimento da Bioeconomia, do professor Luís Adriano Nascimento; Práticas mais sustentáveis nos eventos acadêmicos, da professora Giselle Assis; e Programa de Coleta Seletiva na UFPA: instrumentos de Educação Ambiental na Análise Quali-Quantitativa de Materiais Recicláveis, da professora Risete Braga.

“Para esta primeira versão do evento, escolhemos uma temática voltada para a COP-30, pois nosso principal objetivo é conhecer como a maior universidade da Amazônia está construindo o conhecimento científico e tecnológico para atender às demandas por soluções mais sustentáveis para viver no planeta e preservar a sua sociobiodiversidade, especialmente na região amazônica”, explica a professora Giselle Assis, coordenadora do projeto.

Projeto Evento Mais Sustentável -  O projeto é voltado para a realização de eventos acadêmicos mais sustentáveis, dentro da UFPA, para minimizar os impactos negativos socioambientais gerados e favorecer o cumprimento da missão institucional, pautada na construção de uma sociedade mais sustentável na Amazônia. Seu foco são os 5 “Rs” da Sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Neste primeiro ano, reuniu dados relevantes para a implementação deste objetivo, especialmente para a realização de eventos em 2024, ano que antecede a COP-30.

Mais informações podem ser obtidas no instagram do projeto.

Conecta Mais Sustentável UFPA: caminhos para a Cop 30

Data: 5 de dezembro de 2023

Local: Instituto de Ciências da Educação e Pavilhão K do bloco de salas de aula, Setorial Profissional

Horário: 14h às 18h30 - Feira +Sustentável; 15h às 17h - Painel Temático