Página inicial > Ultimas Notícias > Exposição na FAV aborda a vida e a obra do sacerdote Babá Tayandô

Exposição na FAV aborda a vida e a obra do sacerdote Babá Tayandô

• Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 14h13

Babá Loduncyne Tayandô memória e arte

Há um ditado que diz “Cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima”, mas o Coletivo Surrupira, do Projeto de Extensão Museu Virtual Surrupira de Encantarias da Amazônia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), encontrou na arte uma forma de manter a memória do sacerdote Babá Tayandô. Nesta segunda-feira, 4 de dezembro de 2023, teve início a exposição "Babá Loduncyne Tayandô: memória e arte", no Laboratório de Montagem e Exposição da Faculdade de Artes Visuais da UFPA, localizado no Campus Profissional. A mostra ficará em cartaz até o dia 22 de dezembro.

A exposição aborda a vida e o trabalho desenvolvido por Babá Tayandô, sacerdote paraense que faleceu em 2018 e realizava um trabalho religioso em torno da pajelança, da umbanda e do tambor de minas, além de ser um militante ativo na luta contra o racismo religioso.  Contemplada no 4° Edital do Prêmio Proex de Arte e Cultura da UFPA, a  exibição traz fotografias, indumentárias religiosas e instalações que reproduzem altares e discorrem sobre a vida e as práticas religiosas do sacerdote por intermédio de intervenções artísticas.

“Nosso ponto de partida foi encontrar um dos filhos do Pai Tayandô que herdou fotografias antigas da trajetória do sacerdote. Pensamos no projeto para digitalizar essas fotos, que iam se perder pela umidade e pelo clima, e, com isso, tornar público o trabalho de sua vida. O Pai Tayandô foi um  grande militante na luta pela representação das religiosidades afrodiaspóricas e afroamazônicas, e acreditamos que seja importante mostrar essa contribuição em diversos espaços sociais, principalmente na Universidade”, informa Diogo Jorge de Melo, coordenador do projeto de extensão e da exposição.

A expectativa é que as comunidades interna e externa possam conhecer mais a trajetória do sacerdote e o seu trabalho em torno das culturas religiosas afroamazônidas e afrodiaspóricas, que tanto sofrem com o racismo religioso.

Exposição “Babá Loduncyne Tayandô: memória e arte”

Data: de 4 a 22 de dezembro de 2023

Local: Laboratório de Montagem e Exposição da Faculdade de Artes Visuais da UFPA, Campus Profissional.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA