Página inicial > Ultimas Notícias > Teatro Universitário Cláudio Barradas recebe a apresentação do espetáculo “Nas mãos do Santo Preto”

• Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2023, 14h57

Nas mãos do Santo Preto

De 7 a 10 de dezembro de 2023, o espetáculo “Nas mãos do Santo Preto” entra em cartaz no Teatro Universitário Cláudio Barradas, localizado na Escola de Teatro e Dança da UFPA. Resultado de um debate científico entre Antropologia da Religião e Dança/educação, a  apresentação tem como tema central a figura de São Benedito, apresentando a Dança Clássica como uma forma de expressão. Nesse contexto, o espetáculo vai abordar também a exclusão social, o racismo e o corpo do diferente no ballet clássico.

No campo da religião, São Benedito é um santo preto, cuja representatividade confronta diretamente o racismo e a exclusão social. Por sua vez, a Dança Clássica Profissional, ao padronizar uma estética única de corpo, também contribui para a marginalização da diversidade corporal. Assim, ao propor o debate dos corpos rejeitados historicamente, a Antropologia da Religião e a Dança Clássica se entrelaçam, demonstrando a necessidade de repensar os padrões estéticos e as normas sociais que perpetuam a exclusão de corpos diferentes.

“Ao questionar a temporalidade e a educação pela Dança, torna-se fundamental indagarmos que tipo de arte precisamos. Devemos excluir os corpos diferentes?”, questiona Carlos Dergan, um dos diretores do espetáculo.

Assim, o espetáculo “Nas mãos do Santo Preto” vem para desafiar essa exclusão ao incorporar conscientemente diversos corpos e mostrar os seus talentos únicos. A realização da performance perturba os valores estéticos tradicionais e cria espaço para novas formas de expressão artística. Coreografada pelos pesquisadores e professores Carlos Dergan e Gabrielly Albuquerque, a apresentação reconhece e celebra a multiplicidade ao incorporar bailarinos de diversas formações, desafiando preconceitos sociais e promovendo a inclusão.

“É necessário olharmos para as manifestações artísticas locais e suas respectivas identidades e contarmos, por meio da Dança Clássica, uma nova história do corpo na dança. É nesse contexto que a Dança Clássica ganha um outro olhar ao incorporar a cultura paraense construída na Amazônia”, ressalta Carlos Dergan.

Para Gabrielly  Albuquerque, introduzir esses diferentes corpos e perspectivas no domínio da educação em Dança tem um papel  importante para a desconstrução de preconceitos sociais. “Por meio da dança, os indivíduos não só adquirem competências técnicas, como também desenvolvem empatia e uma compreensão mais ampla do mundo. A educação em Dança torna-se uma força transformadora que capacita os indivíduos a questionar e rejeitar práticas excludentes, tanto dentro da forma de arte como na sociedade em geral”, afirma a professora.

Curso Técnico Profissional - O curso técnico profissional de nível médio em Dança, da Escola de Teatro e Dança da UFPA, desenvolve uma abordagem pedagógica que enfatiza a democratização dos corpos e da dança, de forma que os bailarinos paraenses possam contribuir para o cenário da dança clássica regional, mostrando a diversidade vibrante da região amazônica.

“A parceria dos cursos técnicos de Dança Clássica, Cenografia e Figurino da ETDUFPA e Música da EMUFPA oferece a oportunidade de mostrar o vasto conhecimento e a excelência artística cultivados na região amazônica paraense. Ao reunir esses diversos cursos, a UFPA cria uma plataforma para apresentar o patrimônio cultural e as expressões artísticas únicas da Amazônia a um público mais amplo”, explica Gabrielly Albuquerque.

Os cursos ofertados pela UFPA proporcionam um olhar importante para as raízes culturais, diversas, poéticas e artísticas, para defender a região como um polo de produção artística e para incentivar a criação de mais oportunidades de emprego e intercâmbio cultural na área.

Espetáculo “Nas mãos do Santo Preto”

Data: 7 e 8 de dezembro, às 19h30, e 9 e 10 de dezembro, às 18h

Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas, localizado na Escola de Teatro e Dança da UFPA, na Av. Jerônimo Pimentel, esquina com Dom Romualdo de Seixas.

Valor da entrada: 20 reais e meia entrada de 10 reais

Texto e arte: Divulgação ETDUFPA