Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Luz na Amazônia seleciona projetos para atuar em comunidades ribeirinhas

• Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2023, 16h41

EDITAIS LUZ NA AMAZÔNIA

A Universidade Federal do Pará, por meio de convênio com a Sociedade Bíblica do Brasil, desenvolve o Programa Luz na Amazônia, com ações extensionistas voltadas à promoção de atividades educativas, culturais e científicas junto a comunidades ribeirinhas da região. Para selecionar propostas de ações nessas comunidades para o ano de 2024, a Pró-Reitoria de Extensão da UFPA abriu uma chamada para submissão de propostas até o dia 29 de dezembro.

A seleção apoiará projetos de extensão a serem desenvolvidos em comunidades ribeirinhas no período de 1º de março de 2024 a 28 de fevereiro de 2025. As propostas deverão abordar assuntos de duas áreas: Saúde e Meio Ambiente. Na área de Saúde, podem ser trabalhadas questões relacionadas à saúde do homem, saúde da mulher (prevenção do câncer, pré-natal), saúde da criança, oftalmologia, dermatologia, educação em saúde – primeiros socorros e farmácia natural. Na área de Meio Ambiente, os temas prioritários são fossas e saneamento, recursos hídricos, descarte de resíduos, regulação de uso de área, manejo de produção e sistemas de eletricidade.

O Programa Luz na Amazônia – UFPA/SBB tem como objetivos fomentar o desenvolvimento de projetos de extensão universitária; favorecer práticas extensionistas supervisionadas e interdisciplinares priorizando a intervenção de estudantes na aplicação de conhecimentos numa dada realidade social; apoiar o desenvolvimento de ações extensionistas integrando contextos externos ao meio acadêmico; promover a participação da comunidade acadêmica, visando à integração entre a Extensão, o Ensino e a Pesquisa; estimular o envolvimento do corpo docente, discente e técnico-administrativo em projetos de extensão e estimular a participação do discente da UFPA nas atividades de extensão, com vista a integrá-lo plenamente na formação acadêmica.

Os projetos devem ser estruturados conforme as orientações do edital e devem ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A previsão de publicação do resultado é no dia 26 de janeiro de 2024.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA