Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Ciências da Educação realiza III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão

• Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 11h02

Seminario ICED Final

O Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, de 13 e 14 de dezembro de 2023, a terceira edição do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, que tem como tema “Formação de professores e desafios da construção de conhecimentos na Amazônia”. A finalidade do evento é pautar o debate em torno dos principais problemas que envolvem a formação e a produção de conhecimentos para atuar na Amazônia, tais como o direito à vida, à educação, à diversidade e à inclusão social.

Nas últimas décadas, a Universidade tem investido em políticas de ações afirmativas, visando ao acolhimento e ao atendimento a um público diverso de estudantes negros, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, caiçaras, entre outros. O seminário alinha-se ao compromisso de discutir a justiça climática vinculada à promoção dos direitos humanos com desenvolvimento local/global que tenha como centralidade o humano.

A temática “Formação de professores e desafios da construção de conhecimentos na Amazônia” articula-se com os estudos e as pesquisas que a comunidade acadêmica vem desenvolvendo no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, na perspectiva de ampliar o debate sobre a produção de saberes e práticas que promovam a inclusão e atendam à diversidade social e à diversidade de sujeitos no interior da Amazônia.

Dessa forma, o evento buscará discutir os desafios da formação de professores considerando a diversidade e a inclusão social por meio da socialização de atividades e resultados de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos por docentes, técnicos e discentes dos cursos de Graduação em Pedagogia e Educação Física, assim como do mestrado e do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 12 de dezembro de 2023, na página do evento. Ao final das atividades, haverá emissão de certificados aos participantes.

Acesse aqui a programação do evento.

III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Iced/UFPA
Período: 13 e 14 de dezembro de 2023.
Inscrições: até 12 de dezembro de 2023, na página do evento.
Local: Auditório Paulo Freire do Iced, Setor Profissional do Campus Guamá.
Público prioritário: Docentes, discentes e servidores técnico-administrativos do Iced/UFPA

Texto e imagem: Divulgação do evento